Páginas

sábado, 24 de dezembro de 2011

Não se esqueça do mais importante...




Guirlanda:
Feita com ramos verdes de pinheiro, a guirlanda tem a finalidade lembrar a caminhada rumo ao Natal. Ao ver uma pendurada na porta  de uma casa, indica a presença do Menino Jesus naquele lar.





Meias natalinas:
A tradição de pendurar as meias envolve São Nicolau, o Santo no qual foi inspirado a figura do Papai Noel. Na época, a mulher precisava ter um dote para se casar. Ao saber da situação de algumas moças, São Nicolau jogou sacos com moedas de ouro pela chaminé da casa de uma família. Os sacos caíram dentro das meias que estavam pendurados na lareira para secar. Depois disso, virou tradição pendurar as meias para o Papai Noel, durante a noite, distribuir os presentes.



Panetone:
O panetone, nada mais é do que um bolo recheado de frutas secas. Pois, é uma tradição do Natal italiano, sendo criado na cidade de Milão. Uma das versões é que o panetone foi criado no ano 900, por um padeiro chamado Tone. Por isso, o bolo ficou conhecido como Pane-di-Tone, em português, Pão do Tone.



Papai Noel:
A figura do Papai Noel é inspirada em São Nicolau, como já foi falado nos tópicos acima, ele jogava sacos com moedas de ouro pelas chaminés das casas das pessoas mais humildes. Os presentes de natal jogados pela janela,,caíam dentro de meias que estava penduradas na lareira para secar. São Nicolau era bispo da Igreja que estava sempre pronto em ajudar aos mais necessitados. A cor vermelha foi inventada por uma empresa de refrigerante.
 

Presentes:
A troca de presentes no Natal está relacionada aos três reis magos que levaram presentes ao Menino Jesus. A troca de presentes entre os amigos e familiares é uma maneira de lembrar do grande presente que Deus se fez em Cristo Jesus, para nós. Os presentes permitem que nós abramos os nossos corações aos semelhantes.


Sinos:
O soar dos sinos de Natal trazem a mensagem do nascimento de Jesus, e nessa horas os sinos chegam ao explendor máximo. O repique e o toque dos sinos mexem com o ser humano. Quando pendurados em torres, os sinos chamam a atenção de todos, pois está entre o céu e a terra e, portanto, é o ponto de comunicação entre ambos.



  
Presépio:
O costume de montar presépios surgiu com São Francisco de Assis, que pediu a um homem chamado Giovanni Villita que criasse o primeiro presépio para visualizar, sensibilizar, facilitar a meditação da mensagem evangélica, do mistério de Jesus Cristo que nasceu na pobreza, na simplicidade e na humildade.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário