Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Modelo de santidade

Santo do dia:
São Bento de Núrsia


       São Bento nasceu por volta do ano 480 em Núrsia, na Itália. Era de uma família de alta nobreza (Santa Escolática era sua irmã gêmea). Seu lema "ora et labora" ("reza e trabalha"), não perdeu ainda hoje a sua importância e eficácia como desafio e modelo de santidade perfeita. 
       Durante a vida, construiu mosteiros, curou doentes, ressuscitou mortos, enfrentou tiranos e fundou a Ordem Beneditina. Além disso, Bento tinha o dom da profecia e o dom de lágrimas. Era sua capacidade de anunciar acontecimentos futuros. A graça da compunção e o dom das lágrimas fazia de Bento um homem compassivo e profundamente orante. Como que associado ao dom da profecia, as lágrimas lhe desciam os olhos diante das revelações que Deus o permitia receber. 
       O abade Bento morreu consciente, inclusive seis dias antes de sua morte, mandou preparar o seu túmulo. Doente e com o corpo abatido pelas severas penitências, dirigiu-se à Celebração Eucarística, comungou e, morreu de pé, sustentado por seus discípulos por volta do ano 547. O Papa Pio XII concedeu-lhe o título de Padroeiro da Europa.
 
       São Bento servia-se do sinal da cruz para fazer milagres e vencer as tentações. Com isso, é representado com uma cruz na mão, e também com a sua conhecida medalha, usada para proteção contra o inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário