Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sabe caminhar sozinho?


Razoável, bom, perfeito e santo

    Ouvi um velho confrade razoável e bom, perfeito e santo dizer:
    “Se sentires o chamado do Espírito, atende-o e procura ser santo com toda a tua alma, com todo o teu coração e com todas as tuas forças.
    Se, porém, por humana fraqueza não conseguires ser santo, procura então ser perfeito com toda a tua alma, com todo o teu coração e com todas as tuas forças.
    Se, contudo, não conseguires ser perfeito por causa da vaidade de tua vida, procura então ser bom com toda a tua alma, com todo o teu coração e com todas as tuas forças.
    Se, ainda, não conseguires ser bom por causa das insídias do Maligno, então procura ser razoável com toda a tua alma, com todo o teu coração e com todas as tuas forças.
    Se, por fim, não conseguires nem ser santo, nem perfeito, nem bom, nem razoável, por causa do peso dos teus pecados, então procura carregar este peso diante de Deus e entrega tua vida à divina misericórdia.
    Se isso fizeres, sem amargura, com toda a humildade e com jovialidade de espírito por causa da ternura de Deus que ama os ingratos e maus, então começarás a sentir o que é ser razoável, aprenderás o que é ser bom, lentamente aspirarás a ser perfeito e, por fim, suspirarás por ser santo.
    Se tudo isto fizeres, cada dia, com toda a tua alma, com todo o teu coração e com todas as tuas forças, então eu te asseguro, meu querido jovem: estarás no caminho certo, pois não estarás longe do Reino de Deus”

Nenhum comentário:

Postar um comentário