Páginas

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Papa Francisco: Celebração de 44 anos

Papa Francisco celebra 44 anos de sacerdócio


Padre Bergoglio (hoje Papa Francisco), jesuíta recém-ordenado.
-Foto: Arquivo / Companhia de Jesus

Da Redação, com Rádio Vaticano

       O Papa Francisco completou na última sexta-feira, dia 13, 44 anos de sacerdócio.  Jorge Mário Bergoglio foi ordenado sacerdote, na Companhia de Jesus em 1969.
       Padre Miguel Yanez, jesuíta argentino, diretor do departamento de Teologia moral da Pontifícia Universidade Gregoriana, o conheceu de perto entre o final dos anos 70 e início dos anos 80. Padre Yanez estudou no colégio São José em São Miguel, na Argentina, de 1977 a 1979, quando o então padre Jorge Mário Bergoglio era provincial dos Jesuítas. Encontrou-o novamente de 1981 a 1985, quando padre Bergoglio havia se tornado reitor do colégio.
       A celebração da missa diária, o dia-a-dia do colégio, os estudo e momentos de lazer fazem parte de suas recordações. Em entrevista à Rádio Vaticano o sacerdote contou que o então padre Bergoglio mantinha  uma grande proximidade com seus colegas e os impelia a uma vida espiritual séria e partilhada. “Para mim foram anos muito intensos, anos que recordo sempre e que me deram uma prospectiva, seja na minha vida espiritual seja na minha vida de estudante e de professor.”
       Padre Yanez destaca uma recordação particular do futuro Papa Francisco. “Os tantos momentos em que trazíamos, do encontro com as pessoas, os problemas que não sabíamos como enfrentar e encontrávamos nele alguém com quem partilhá-los. Apoiava-nos nesse empenhamento e dava-nos meios para enfrentar tudo isso.”
       Sobre a eleição do Papa Francisco como Personalidade do Ano pela revista “Time”, o padre conta que o então padre Bergoglio não buscava notoriedade. “O seu era um ministério muito escondido, e agora, sem procurar isso ele encontra-se perante um mundo que, penso, tenha necessidade de uma figura desse tipo, de uma mensagem tão clara e tão radical, que é o Evangelho.”


Fonte: Canção Nova Notícias - Papa Francisco
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário