Páginas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Papa Francisco: Jovens protagonistas

"Sejam protagonistas diante dos desafios atuais", diz Papa aos jovens



Da Redação, com Rádio Vaticano

       O Papa Francisco presidiu a oração das Primeiras Vésperas do 1º Domingo de Advento com estudantes e professores das Universidades de Roma. A celebração ocorreu na tarde do último sábado, dia 30, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
       Em sua homilia, o Santo Padre destacou que Deus concedeu ao ser humano muitos tesouros espirituais. Entretanto, Francisco questionou os presentes: Por que Deus ainda tem que intervir para mantê-los íntegros? O Papa explicou que isso é necessário porque “a natureza humana é frágil e os dons de Deus Deus são preservados em nós como em ‘vasos de argila’”.
       “A intervenção de Deus em favor de nossa perseverança até o fim, até o encontro definitivo com Jesus, é expressão de sua fidelidade. Ele é fiel primeiramente a si mesmo. Portanto, a obra que começou em cada um de nós, com seu chamado, Ele a levará até o fim”, afirmou o Pontífice.
       E complementou: “Isso nos dá segurança e grande confiança: uma confiança que se apoia em Deus e exige nossa colaboração ativa e corajosa para enfrentar os desafios do momento presente”.
       Nesse sentido, o Papa disse aos jovens universitários que, com sua vontade e capacidade, unidas ao “poder do Espírito Santo” que habita em cada um, eles podem ser protagonistas dos acontecimentos atuais, e não apenas espectadores.
       “São vários os desafios que vocês jovens estudantes universitários são chamados a enfrentar com coragem interior e audácia evangélica”, destacou. Francisco explicou ainda que o pensamento é fecundo quando é expressão de uma mente aberta, que “discerne sempre iluminada pela verdade, pelo bem e pela beleza”.
       “Se vocês não se deixarem condicionar pela opinião dominante, mas permanecerem fiéis aos princípios éticos e religiosos cristãos, vocês encontrarão a coragem para caminhar até mesmo contracorrente. Num mundo globalizado, vocês poderão contribuir para salvar peculiaridades e características próprias, buscando, porém não baixar o nível ético”, apontou.


Fonte: Canção Nova Notícias - Papa Francisco
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário