Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Santos do mês de junho

Santo Antônio de Pádua (13 de junho)

       Santo Antônio de Pádua, doutor da Igreja.
       Nasceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1195. Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Ele foi ordenado sacerdote em 1220, na Ordem dos Agostinianos. No mesmo ano, ingressou na Ordem Franciscana (onde adotou o nome de "Antônio"), partindo logo depois para o Marrocos.
       Percorreu toda a Europa, combatendo ardorosamente os erros doutrinais da época. Em 1229, partiu para o convento de Arcella, em Pádua, na Itália. Antônio morreu aos 36 anos, no dia 13 de junho de 1231, e em menos de um ano, o papa Gregório IX o declara santo. Em 1946, o papa Pio XII dá-lhe o título de "doutor". Santo Antônio é o padroeiro de Portugal.




São João Batista (24 de junho)

         São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo.
       Além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor através de suas pregações para mudança de vida e ao batismo. Os Evangelhos nos revelam a Missão Salvífica de Jesus,  partir do Batismo recebido de João. 
       São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo...", continuou sua missão a fim de que somente o Cristo aparecesse. Por ter sido purificado ainda no ventre materno pelas palavras da Virgem Maria, é o único santo, além da Mãe de Deus, de quem se comemora o nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário