Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Mártires jesuítas de El Salvador

El Salvador recorda mártires jesuítas



Da Redação, com Rádio Vaticano

       Teve início nesta semana, em El Salvador, uma série de atividades para recordar o massacre dos sacerdotes jesuítas, ocorrido em 16 de novembro de 1989, durante a Guerra Civil. O país da América Central sofreu com os conflitos internos de 1980 a 1992.
       O crime ocorreu quando soldados do Batalhão anti-guerrilha ATLACATL, entrou na Universidade Centro Americana (UCA) de San Salvador,  atirando contra o reitor, o padre espanhol Ignácio Ellacuría. Em seguida, foram assassinados os religiosos espanhóis Ignacio Martin Baro, Segundo Montes, Amando Lopez, Juan Ramon Moreno e o salvadorenho Joaquin Lopez, além da cozinheira Elba Julia Ramos e sua filha de 15 anos, Celina Mariceth Ramos.
       A Universidade será sede das comemorações, e entre as atividades foi montada uma exposição dos manifestos dos 24 aniversários precedentes. Acontecerá a inauguração do Auditório da Universidade,  dedicado às vítimas e  a projeção de um filme sobre a vida do Bispo brasileiro Dom Pedro Casaldáliga, além da apresentação de murais sobre os jesuítas.
       A semana dedicada aos “mártires da UCA”, como ficou conhecida a tragédia,  será concluída no próximo dia 16, com uma Missa diante do túmulo de Dom Oscar Romero, Bispo salvadorenho assassinado em 1980.


Fonte: Canção Nova Notícias
Capa CN Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário