Páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Papa Francisco: Igreja para todos

Papa fala da essência dos cristãos e reitera que Igreja é para todos



Da Redação, com Rádio Vaticano

       Papa fala da essência dos cristãos e reitera que Igreja é para todos A essência do cristão é um convite à festa. A Igreja não é só para as pessoas boas, mas o convite a fazer parte dela é para todos. Na Santa Missa desta terça-feira, dia 5, na Casa Santa Marta, essas foram as reflexões centrais do Papa Francisco.
       As leituras do dia, segundo o Santo Padre, mostram a carteira de identidade do cristão. Ele lembrou que, antes de tudo, a essência cristã é um convite gratuito que vem de Deus. “O cristão é aquele que foi convidado a uma festa, à alegria de ser salvo, à alegria de ser resgatado, de participar da vida com Jesus. Esta é uma alegria”.
       Citando a Carta aos Romanos, da Primeira Leitura, Francisco mostrou como esta é uma festa de unidade, para a qual foram convidados todos, bons e maus. O que se faz é uma comunidade com os diversos dons reunidos, pois cada um tem uma qualidade, uma virtude.
       “A festa se faz levando aquilo que eu tenho em comum com todos. Não se pode entender a existência cristã sem essa participação. É uma participação de todos nós. (…) Ou você entra com tudo ou você fica de fora. Você não pode fazer uma seleção: a Igreja é para todos, começando pelos marginalizados”.
       Conforme narrado no Evangelho do dia, o Papa observou que, depois de um tempo, os convidados começam a encontrar desculpas para não ir à festa. Estes, na verdade, são cristãos que se contentam em ficar na lista dos convidados, o que Francisco diz não ser suficiente, pois não participam da grande festa.
       “Entrar na Igreja é fazer comunidade, comunidade da Igreja; é participar de tudo aquilo que temos das virtudes, das qualidades que o Senhor nos deu, no serviço de uns pelos outros. Entrar na Igreja é estar disponível àquilo que o Senhor Jesus nos pede”, explicou.
       E em meio a isso tudo está a generosidade de Deus, capaz de entender mesmo aquele que recusa seu convite. Segundo o Pontífice, Deus entende estas pessoas e as espera, porque é misericordioso. “Peçamos ao Senhor esta graça: entender bem como é belo ser convidado à festa, estar com todos e partilhar com todos as próprias qualidades, como é belo estar com Ele”.


Fonte: Canção Nova Notícias - Papa Francisco
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário