Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Papa Francisco: Relações bilaterais

Papa recebeu em audiência Vladimir Putin


Encontro entre Francisco e Putin falou das boas relações bilaterais Santa Sé-Rússia.
-Foto: L’Osservatore Romano/Rádio Vaticano

Da Redação, com Rádio Vaticano

       O Papa Francisco recebeu em audiência no final da tarde da última segunda-feira, dia 25, na Sala da Biblioteca, no Vaticano, o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin. O encontro abordou as boas relações bilaterais e a vida da comunidade católica na Rússia. Foi evidenciada a contribuição fundamental do cristianismo na sociedade russa. Neste contexto, tratou-se da situação crítica dos cristãos em algumas regiões do mundo, assim como a defesa e a promoção dos valores da dignidade da pessoa e a tutela da vida humana.
       Em particular, foi dada uma especial atenção à questão da paz no Médio Oriente e à grave situação vivida na Síria. Putin expressou o seu agradecimento pela carta do Santo Padre a ele endereçada por ocasião do G20 realizado em São Petersburgo.
       O Papa e o presidente russo também reiteraram a urgência do fim da violência, de forma a chegar à ajuda humanitária necessária às populações da Síria, bem favorecer iniciativas concretas para uma solução pacífica do conflito. Tais soluções devem privilegiar a via da negociação e envolver os vários componentes étnicos e religiosos, reconhecendo-se o seu imprescindível papel na sociedade.
       Após o encontro em privado, que durou cerca de 35 minutos, o Papa Francisco e o Presidente russo fizeram a tradicional troca de presentes. O Santo Padre presenteou Putin com um mosaico com uma vista dos Jardins Vaticanos, enquanto o Presidente russo deu ao Papa Francisco um ícone de Nossa Senhora de Vladimir, uma das imagens mais veneradas pela Igreja Ortodoxa.
       Esta é a quarta visita de Vladimir Putin ao Vaticano e a sexta de um Chefe de Estado russo, após o restabelecimento das plenas relações diplomáticas entre a Rússia e a Santa Sé, ocorrido a 15 de março de 1990, um ano antes do fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
       Após o encontro com o Papa, Putin reuniu-se com o secretário de Estado, Dom Pietro Parolin, que estava acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.


Fonte: Canção Nova Notícias - Papa Francisco
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário