Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Festa de preparação pra JMJ


Cinco mil jovens em oração na primeira vigília do Ano da Jornada Mundial





       A primeira Vigília dos Jovens Adoradores do ano lotou a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro e o clima de contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude tomou conta dos mais de cinco mil jovens que participaram. A noite começou com a chegada da imagem peregrina de São Sebastião e os fiéis aproveitaram para pedir a intercessão do padroeiro da cidade e patrono da JMJ Rio2013.
       No início da vigília, o arcebispo da Arquidiocese do Rio e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, motivou os jovens a seguirem o exemplo de São Sebastião no seguimento de Cristo e se prepararem para a JMJ com muita oração.
       “Estamos há poucos meses da JMJ. Tenho certeza que os jovens estão se preparando para viver esse tempo de encontro com o Senhor, uma experiência de oração. Que possamos acolher bem o exemplo do jovem soldado São Sebastião. Mesmo passando pelas flechadas, ele não desistiu de viver e continuou firme na fé. O jovem que quer viver a JMJ quer viver no seguimento de Jesus e testemunhá-Lo. Aquele que se encontra em Jesus tem a maturidade de continuar testemunhando-O. Isso transforma a sociedade, quando as pessoas vivem as atitudes de fé e colocam-se a serviço do próximo e de Deus.
       Dom Orani também destacou que espera que depois da JMJ a Vigília da Juventude continue e que os jovens de hoje testemunhem a sua vida, sonhem e tenham atitudes por um mundo melhor. “Queremos amar a Deus e ao próximo e concretizar em atitudes na sociedade. Que cada um de nós, ao participar da Jornada, se deixe converter cada vez mais e que nossa vida seja Sal da Terra e Luz do Mundo para transformar o mundo para melhor”, frisou.
       Logo após, houve um momento de estudo do YouCat, o Catecismo jovem da Igreja. Em seguida, teve início a Santa Missa, presidida pelo padre Fábio de Melo. Padre Fábio destacou que a proposta da JMJ é a identificação com Jesus, que acontece na Eucaristia.
       “A Eucaristia nos aproxima de Deus. A cada Eucaristia renovamo-nos e caminhamos na presença dEle. A Vigília dos Jovens representa uma oportunidade que Deus nos dá para rezarmos. O rito da Eucaristia não acontece só fora, mas dentro de você. Que a Eucaristia seja celebrada no altar do nosso coração para que as nossas misérias sejam santificadas”, disse.


Primeira vigília do Ano da Jornada
       O jovem Allan Oliveira, da Paróquia Bom Jesus da Penha, esperou com muita expectativa a primeira vigília de 2013. “Eu quero que a vigília toque muitos corações para que haja a conversão de muitas pessoas para Cristo”, afirmou. Natália Rodrigues, membro da Comunidade Shalom, disse que todos os projetos para a juventude do grupo estão voltados para a Jornada. “Procuramos missas diárias, terço e orações em intenção da JMJ. Como voluntária desse evento, estou muito empolgada”, revelou a jovem.
       A voluntária Denise Cristina veio de longe para poder participar do evento e ainda trouxe o filho, de 9 anos, que faz questão de participar das atividades da JMJ. “A gente veio da Paróquia São Benedito, no bairro de Santa Cruz. Eu estou na expectativa porque a Jornada Mundial da Juventude vai ajudar muitos jovens, mas também as crianças a se aproximarem da Igreja de Jesus”, revelou o pequeno Danilo.
       Com um coração cheio de esperança e fé o jovem Guilherme Ferreira,  paroquiano na Igreja de Nossa Senhora de Fátima Rainha de Todos os Santos, no Méier, espera que a “vigília seja um momento de graça na vida da Igreja. Que os jovens diante de Jesus Sacramentado possam adorá-lo de coração e de alma.”



Fonte: http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/1040/cinco-mil-jovens-em-oracao-na-primeira-vigilia-do-ano-da-jornada

Nenhum comentário:

Postar um comentário