Páginas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mensagem da Espanha


Bispos da Espanha enviam mensagem em prol da união entre cristãos




       Proximidade e oração por todos os cristãos que, no mundo, sofrem discriminações e perseguições por causa da fé. Isso é o que expressa a Conferência Episcopal espanhola em uma mensagem por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que se realizará em alguns países do mundo entre os dias 18 e 25 de janeiro.
       No texto, redigido pela Comissão Episcopal para as relações interconfessionais, se recordam em particular os atos de violência contra comunidades cristãs de vários países de maioria muçulmana, como Paquistão, Nigéria, Egito, Sudão. Nesse contexto, a mensagem traz um pedido para que todos os homens de boa vontade rezem para que tal violência, que vai contra a dignidade da pessoa humana e a liberdade religiosa, chegue ao fim.
       A mensagem dos bispos ibéricos recorda também que este ano a preparação dos textos para a edição 2013 da Semana foi confiada aos cristãos da Índia, os quais escolheram o tema dos dalits, os chamados “fora das castas”. “À luz da experiência da Igreja e das comunidades cristãs na Índia, compreendemos mais claramente como a busca da unidade visível de todos os cristãos não pode se distanciar do compromisso pela justiça e a superação das feridas do passado, ou seja da purificação da memória”.
       Os prelados ibéricos citam ainda a 10ª Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas, que se realizará em Busan, na Coréia, no mês de outubro, sobre o tema “Deus da vida, conduza-nos à justiça e à paz”.
       No contexto do Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI, a Igreja espanhola reafirma a importância de alguns documentos conciliares dedicados ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso, entre os quais “Lumen gentium”, “Unitatis redintegratio”, “Dignitatis humanae” e “Nostra aetate”.
       Enfim, a mensagem se detém sobre a atual crise econômica do país e convida todos os fiéis a “mudarem o estilo de vida”, colocando ao centro da economia “uma visão integral, e não parcial”, do homem e da sua dignidade, criando as condições para que nasça um novo tipo de relação com o dinheiro, a produção e o consumo”.


Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=288383

Nenhum comentário:

Postar um comentário