Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Oração para o povo de Moçambique


Enchentes em Moçambique deixam 68 mortos e 150 mil desalojados


Bandeira de Moçambique


        Subiu para 68 o número de mortos nas enchentes em Moçambique, mas há muitas pessoas desaparecidas, segundo o balanço feito nessa segunda-feira, 28, pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades. O número inclui o total de vítimas desde o início das chuvas, em outubro.
        A porta-voz do instituto, Rita Almeida, confirmou uma “ligeira tendência de redução” do nível das águas nas bacias hidrográficas e um abaixamento das águas do rio Limpopo. Mas, disse à AFP, pode haver novas inundações na bacia do Zambeze. “A previsão é de mais chuva na província da Zambézia e no Norte de Sofala.”
        Rita Almeida quantificou em 112 mil o número de desalojados, mas a porta-voz das Nações Unidas em Maputo, Patricia Nakell, divulgou também, nesta segunda-feira, números mais elevados: 150 mil, só na província de Gaza.
        As Nações Unidas divulgaram na sexta-feira uma estimativa de 15 milhões de dólares (mais de 11,13 milhões de euros ao câmbio atual) para financiar as operações humanitárias, mas o valor deve revelar-se pequeno, pois quando divulgado o número de desalojados estava quantificado em cerca de 70 mil.
        “Em coordenação com o Governo de Moçambique lançaremos em breve um apelo aos nossos parceiros para disponibilizarem fundos adicionais para ajudar a lidar com esta emergência”, disse Jennifer Topping, coordenadora humanitária para Moçambique. A forma como o Governo tem lidado com as cheias tem sido criticada, quer pela oposição quer por vozes independentes.



Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=288518

Nenhum comentário:

Postar um comentário