Páginas

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Papa Francisco: Primeira ordenação episcopal

"Episcopado é o nome de um serviço, não de uma honra", afirma Papa


“Um bispo que não reza é um bispo na metade do caminho”, afirmou o Papa durante homilia.
-Foto: Rádio Vaticano

Liliane Borges
Da Redação, com Boletim da Santa Sé


       O Papa Francisco celebrou a primeira sagração episcopal de seu Pontificado  na última quinta-feira, dia 24, na Basílica Vaticana. Foram ordenados o presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica, Dom Giampiero Gloder, e o núncio apostólico na República de Gana, Dom Jean-Marie Speich.
       Na celebração, Francisco denominou os bispos como guardiões e dispensadores dos mistérios de Cristo, chamados a seguir o exemplo do Bom Pastor no serviço  ao povo de Deus. “De fato, Episcopado é o nome de um serviço, não de uma honra. Sempre em serviço, sempre a serviço”, exclamou o Pontífice.
       O Papa falou sobre a centralidade da oração na vida episcopal, recordando o primeiro conflito da Igreja de Jerusalém, quando foi necessário escolher diáconos para auxiliar aos apóstolos, para que estes  tivessem tempo de rezar e pregar.  “Um bispo que não reza é um bispo na metade do caminho. E se não reza ao Senhor acaba no mundanismo”, alertou o Santo Padre.
       “Amem, amem com amor de pai e de irmão todos aqueles que Deus lhes confiou”, pediu o Papa aos dois novos bispos, exortando-os a darem atenção principalmente aos padres e diáconos, que são os mais próximos colaboradores. Francisco pediu também que eles estejam sempre atentos aos pobres e indefesos.
       “Recordem que na Igreja católica, reunida no vínculo da caridade, vós sois unidos ao Colégio de bispos e devem trazer consigo, a solicitude de todas as Igrejas, socorrendo generosamente aquelas que são mais necessitadas de auxílio”, concluiu o Pontífice.


Fonte: Canção Nova Notícias - Papa Francisco
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário