Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

"Quero me tornar católica"

"Quero me tornar católica", afirma jovem de origem hindu



       "Desigualdade e discriminação foram os motivos que me levaram a buscar o catolicismo", conta o jovem de 12 anos, Diko Tamang, que deixou o hinduísmo. Tamang nasceu em uma família hindu, no Nepal, e há alguns meses frequenta o catecismo na Catedral de Assunção de Kathmandu, junto com outros 20 jovens que deixaram o hinduísmo.
       "Eu vi com os meus olhos, proibirem a entrada nos templos hindus, grupos inteiros, somente porque eram de castas inferiores", conta Tamang. Segundo o jovem, a "doutrina de castas", uma espécie de grau de predestinação em que acreditam os hindus, fomenta a desigualdade social.
       Juntamente com Diko, também Rita Maharjan, 18 anos, frequenta o catecismo na Catedral. "Eu cheguei aqui após o convite de minha irmã que é católica. Quero me tornar católica, contar minha experiência às pessoas e sentir a graça de Deus", conta a jovem de origem hindu.
       Histórias como estas têm aumentado no Nepal após a queda da monarquia em 2006, que tinha o hinduísmo como religião obrigatória no país. Após a proclamação do Estado Laico, outras religiões ganharam liberdade de culto, embora o Cristianismo ainda sofra perseguições por parte de minorias extremistas. Atualmente o país possui oito mil católicos.
       Os jovens são maioria no número de conversões ao Cristianismo. De acordo com o grupo de catequese de Kathmandu, eles buscam a Igreja católica por seu testemunho de igualdade e fraternidade. "Eu creio que uma religião não poderia ter nenhum tipo de discriminação. No catolicismo não existem castas, etnias, todas as pessoas são iguais", comenta Diko.


Fonte: Canção Nova Notícias
Capa CN Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário