Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Em defesa da vida


Igreja no Japão age contra corrida armamentista e energia nuclear


Bandeira do Japão

       Os bispos do Japão destacaram a importância de proteger o artigo 9 da Constituição japonesa, que estabelece a renúncia explícita e absoluta da guerra da parte do Estado. Segundo os bispos nipônicos, deve ser reiterado um claro não contra a corrida armamentista e ao uso de energia nuclear para fins civis e militares. Este foi o apelo feito pelos bispos ao primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, na ocasião de seu encontro com o presidente dos EUA, Barack Obama.
       Depois das eleições gerais de dezembro de 2012, o Partido Democrata de Shinzo Abe voltou ao poder, colocando no programa a revisão do art. 9 da Constituição que transformaria o Japão num estado que pode colaborar e apoiar uma guerra. Abe, encontrando-se na sexta-feira, em Washington, o Presidente Barack Obama, reiterou a aliança estratégica e militar com os Estados Unidos, interessados em aumentar sua influência geopolítica no Leste da Ásia.
       Diante da possibilidade concreta de conduzir a nação a uma atitude potencialmente beligerante, os bispos católicos japoneses fizeram ouvir suas vozes. Num documento enviado à Agência Fides, assinado pelo Bispo de Saitama, Dom Marcellino Daiji Tani, Presidente da Comissão Justiça e Paz da Conferência Episcopal, os bispos lançam um forte apelo ao Governo, dizendo: "Acreditamos que a paz não pode ser alcançada pela força militar. Acreditamos que somente através do diálogo paciente, aberto para as diversidades, seja possível obter a justiça, igualdade e respeito mútuo entre os povos e nações."
       No documento enviado à Fides, os bispos japoneses observam que modificando o artigo 9 da Constituição, corre-se o risco de aumentar as tensões militares na Ásia, especialmente com a China e Coreia do Norte, com o resultado da corrida para a militarização. "Sem o artigo 9 - continua o texto – o Japão poderia se tornar outra potência nuclear, regredindo em seus esforços para a abolição de armas nucleares no mundo".
       Os bispos japoneses lembram ao Presidente Obama que "o governo dos Estados Unidos desempenhou um papel importante na elaboração da constituição atual do Japão, centrada na valorização da paz".
       "Hoje, a maioria das pessoas no Japão apoia e partilha uma Constituição não violenta. Por isso convidamos o Governo a seguir o caminho da não violência e cooperação com todas as nações do Leste da Ásia", concluem os prelados.


Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=288823

Nenhum comentário:

Postar um comentário