Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Igrejas Cristãs do Egito


Criado Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Egito


Bandeira do Egito

       Os máximos representantes das confissões cristãs presentes no Egito reuniram-se na manhã desta segunda-feira, 18, na Catedral Copta-ortodoxa de São Marcos, no bairro de al-Abbasiya, no Cairo, para assinar os estatutos do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs.
       Da reunião de fundação deste novo organismo participaram os chefes das principais igrejas presentes no Egito - Copta-ortodoxa, Católica, Greco-ortodoxa, Anglicana e Evangélica -, acompanhados por cinco representantes de cada igreja. Entre outros, estiveram presentes o Patriarca Copto-ortodoxo Tawadros II, o Copto-católico Ibrahim Isaac Sidrak e o Patriarca Greco-ortodoxo de Alexandria, Theodoros II.
       O Bispo Copto-católico de Assiut, Dom Kiryllos William, explicou que “o novo organismo servirá às diferentes Igrejas a trilhar juntas um caminho ecumênico e a exprimir uma posição comum no diálogo e na convivência com os não-cristãos, além de inciiativas comuns no plano social e cultural”. Dom Kyrillos acrescentou que “o novo conselho não terá um perfil estritamente político e não poderá exercer autoridade sobre questões internas de cada Igreja particular”.
       A criação deste organismo ecumênico é um fato relevante para a comunidade cristã do Egito e confirma a sensibilidade ecumênica do novo Patriarca copto-ortodoxo, empossado em novembro passado. “Tawadros – observa Dom Kyrillos -, deu seu total apoio para que esta iniciativa ganhasse forma o mais rápido possível”.
       Apesar da boa notícia no campo ecumênico, no domingo centenas de cristãos copto-ortodoxos manifestaram-se diante da sede da Suprema Corte em protesto pelo incêndio ocorrido na Igreja de Mar Girgis, em 15 de fevereiro, e provocado por um grupo de militantes islâmicos.


Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=288774

Nenhum comentário:

Postar um comentário