Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Renúncia do Papa: agora são 115 cardeais eleitores

Cardeal da Escócia não participará da eleição do novo Pontífice


Cardeal Dom Keith Michael Patrick O'Brien

Cai para 115 o número de cardeais eleitores no Conclave
       A sala de imprensa da Santa Sé comunicou nesta segunda-feira, 25, a renúncia do Cardeal Dom Keith Michael Patrick O’Brien, da arquidiocese de Santo André e Edimburgo, na Escócia, por ter alcançado o limite de idade. Com a renúncia, o número de Cardeais eleitores no Conclave cai de 116 para 115.
       O purpurado, em um comunicado difundido pela Conferência Episcopal da Escócia, anunciou que não participará do próximo Conclave para que a atenção da mídia não seja voltada à sua pessoa.
       “Olhando para os meus anos de ministério – escreve – por qualquer bem que pude fazer, agradeço a Deus. Por eventuais erros, desculpo-me com todos aqueles que eu tenha ofendido”.
       Cardeal O’Brien manifestou ainda seu agradecimento ao Papa Bento XVI, que aceitou sua renúncia em 18 de fevereiro. “Peço também a benção de Deus sobre meus irmãos Cardeais que logo se reunirão em Roma para eleger o seu sucessor … rezarei com eles e por eles para que, iluminados pelo Espírito Santo, façam a escolha certa para o futuro bem da Igreja”.
       Inicialmente, seriam 117 cardeais votantes. Porém, no último dia 21, o número já havia caído para 116, com a renúncia do Cardeal Dom Julius Riyadi Darmaatmadja, 78 anos, arcebispo emérito de Jacarta, Indonésia, por motivos de saúde física.


Fonte:
http://papa.cancaonova.com/cardeal-da-escocia-nao-participara-da-eleicao-do-novo-pontifice/

Nenhum comentário:

Postar um comentário