Páginas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Luto: Falecimento de Dom Joaquim Carreira

Morre, aos 63 anos, o bispo de Guarulhos (SP), dom Joaquim Justino Carreira



       Faleceu às 23h45min (horário de Brasília) do domingo, 1º de setembro, o bispo da diocese de Guarulhos (SP), dom Joaquim Justino Carreira, que passava por tratamento de câncer no fígado. No comunicado, a diocese lamenta a morte do bispo e “pede orações neste momento de dor e saudade! Cremos que a vida tem sempre a última palavra, e assim Dom Joaquim passa agora à presença Gloriosa de Nosso Senhor! Descanse em Paz”. A celebração de exéquias será na Catedral Nossa Senhora da Conceição, na data e horário ainda a serem informados, com também o dia do sepultamento.
       Natural de Santa Catarina da Serra, Leiria (Portugal), ingressou jovem para o seminário, cursando Filosofia na Faculdade Anchieta (SP). Em Roma, prosseguiu os estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi ordenado presbítero em 19 de março de 1977, em Jundiaí (SP) e nomeado bispo em 21 de maio de 2005, escolhendo como lema “Pax Vobis” A Paz esteja convosco (Jo. 20,21). Durante sua trajetória episcopal, dom Joaquim teve uma efetiva atuação como diretor espiritual da Pastoral da Mulher Marginalizada e de Moradores de Rua e SOS. Foi vigário das regiões pastorais VI, VII e VIII e vigário geral da diocese de Jundiaí. Também prestou uma importante assessoria espiritual à Pastoral Familiar diocesana.


Nota de falecimento da diocese

A diocese de Guarulhos comunica com imenso pesar o falecimento de seu terceiro Bispo Diocesano S. Exa. Revma. dom Joaquim Justino Carreira, no dia 1º de Setembro de 2013, às 23h45, no Hospital AC Camargo, SP, acompanhado pelas preces e pelo carinho do Povo de Deus, de seus familiares e amigos.

As celebrações exequiais terão lugar na Catedral Nossa Senhora da Conceição, Praça Tereza Cristina, 01, Centro, Guarulhos, SP, nesta segunda-feira, dia 02 de Setembro, a partir de hora a ser ainda determinada. O dia e o horário do sepultamento serão definidos e oportunamente comunicados.

Elevemos ao Pai das Misericórdias nossa súplica filial para que Dom Joaquim seja acolhido pelos anjos e santos no festim da eternidade, pelas mãos da Virgem de Fátima. Que ele ouça dos lábios do Cristo, Pastor dos pastores, o convite: vem, servo bom e fiel, e entra na alegria de teu Senhor. (cfr Mt 25,23). Receba a coroa da glória eterna por ter combatido o bom combate e guardado a fé, numa vida de intensa dedicação a Deus e ao seu povo santo. Configurado ao Senhor Jesus, Sacerdote, Profeta e Rei, pelas Sagradas Ordens, participe agora do banquete celestial, e alcance a visão bem-aventurada.

Padre Antonio Bosco da Silva
p/Colégio de Consultores
Guarulhos, 2 de setembro de 2013.


Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário