Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Vigília de Oração pela Síria: Dia significativo

"Dia de jejum é significativo", diz Dom Leonardo sobre pedido do Papa



       O Papa Francisco convocou toda a Igreja para um dia de jejum e de oração pela paz na Síria, neste sábado, dia 7. O Pontífice convidou também os cristãos não-católicos, aqueles que pertencem a outras religiões e os homens de boa vontade a se unirem à iniciativa.
       Este é o tema do Canção Nova em Foco desta semana, em que o jornalista da Canção Nova, padre Roger Araújo, conversa com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Bispo auxiliar de Brasília (DF), Dom Leonardo Ulrich Steiner.


       O secretário-geral da CNBB afirma que é muito significativo que o Papa tenha pedido um dia de jejum. Ele explica que jejum é esvaziamento, abertura, uma maneira própria de se portar diante da realidade frágil e finita da existência humana.
       "Ali [na Síria] existe uma situação muito frágil. O jejum é uma disponibilidade interior para podermos compreender e assumir a realidade da nossa vida. No caso, o Santo Padre certamente está nos convocando ao jejum para podermos 'ouvir' melhor essa realidade da Síria".
       Quanto a oração, Dom Leonardo destaca que ela é essencialmente diálogo e que não tem como resolver um conflito sem essa atitude. "Então se ele [Papa] nos convoca à oração, está nos convocando a um diálogo, uma escuta, para realmente podermos ir ao coração das pessoas, para que haja uma convivência fraterna e pacífica".
       A CNBB tem motivado as Igrejas particulares a promoverem iniciativas para atender o convite do Papa neste sábado. "Um pedido muito forte, diria quase indigente”, comenta Dom Leonardo, que instrui os cristãos para se possível rezar em família, ou entre famílias, ou na própria comunidade paroquial. 
       "Na reflexão bíblica estaremos nos lembrarmos desse pedido do Santo Padre, certamente estaremos assim em sintonia com a Síria, mas especialmente em sintonia com o pedido do nosso querido Papa Francisco". 
       Ao final da entrevista Dom Leonardo reforça o convite de Francisco. "Que nós realmente façamos o jejum, não só o jejum das palavras, do silêncio, mas o jejum de alimento e de bebida, para podermos realmente dispor a humanidade a enfrentar esse conflito e realmente nos colocarmos em oração".


Fonte: Canção Nova Notícias
Capa CN Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário