Follow by Email

Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Papa Francisco: Mensagem para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

Papa defende gestão justa e eficaz das migrações



       O Vaticano divulgou nesta terça-feira, dia 24, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado do próximo ano. Com o tema “Migrantes e Refugiados: rumo a um mundo melhor”, Francisco dá um panorama da questão das migrações e defende que este é um assunto para ser tratado de forma justa e eficaz.
       O Papa destaca no texto a necessidade de promover uma cooperação internacional e o espírito de solidariedade e compaixão em relação aos migrantes e refugiados. “É importante a colaboração em vários níveis, com a adoção unânime de instrumentos de regulamentação para proteger e promover a pessoa humana”.
       Para que isto se realize, Francisco coloca como necessários esforços de cada país, a fim de criar melhores condições econômicas e sociais que garantam a estabilidade e bem-estar das famílias. Ele também cita o papel dos meios de comunicação social na superação de preconceitos em relação à migração.
       “Os meios de comunicação social, neste campo, têm um papel de grande responsabilidade: cabe a eles, de fato, desmascarar estereótipos e fornecer informações corretas, o que significará denunciar o erro de alguns, mas também descrever a honestidade, a retidão e a magnanimidade da maioria”.
       Francisco também aborda na mensagem a preocupação com os casos em que a migração não só é forçada, mas realizada por meio de tráfico humano e escravidão. Mesmo nessas situações, ele recorda que o que anima os migrantes e refugiados é o binômio confiança e esperança. “Eles trazem em seus corações o desejo de um futuro melhor não só para si mesmos, mas também para as suas famílias e para os entes queridos”.
       O Santo Padre encerra o texto com uma mensagem de esperança a todos os migrantes e refugiados. “Que possais encontrar em vossos caminhos uma mão estendida; que vos seja permitido experimentar a solidariedade fraterna e o calor da amizade!”.


Fonte: Canção Nova Notícias - Papa Francisco
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário