Páginas

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Papa Francisco: Carta ao presidente russo

Carta do Papa ao presidente da Rússia, Vladimir Putin



CARTA
Carta do Papa Francisco ao presidente da Rússia,Vladimir Putin,
por ocasião da reunião da cúpula do G20
Quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Boletim da Santa Sé


Neste ano, o Senhor tem a honra e a responsabilidade de presidir o grupo das vinte maiores economias do mundo. Estou ciente de que a Federação Russa participou do Grupo desde a sua criação e sempre desempenhou um papel positivo na promoção do governo das finanças mundiais, profundamente afetadas pela crise iniciada em 2008.

O contexto atual, altamente interdependente, exige um quadro financeiro mundial, com suas próprias regras justas e claras, a fim de alcançar uma forma mais justa e solidária, na qual seja possível  acabar com a fome, oferecer a todos um emprego digno, uma moradia digna e assitência sanitária. Sua presidência do G20 neste ano,  assumiu o compromisso de fortalecer a reforma dos organismos financeiros internacionais e chegar a um consenso sobre as normas financeiras adaquadas às circunstâncias de hoje. No entanto, a economia mundial poderá se desenvolver realmente, na medida em que for capaz de permitir uma vida digna a todos os seres humanos, desde os idosos às crianças ainda no ventre materno, não somente aos cidadãos dos países membros do G20, mas a todos os habitantes da terra, mesmo aqueles que estão nas situações sociais mais difíceis ou nos lugares mais remotos.

Nesta ótica, fica claro que na vida dos povos os conflitos armados constituem sempre a deliberada negação de qualquer possibilidade de compreensão internacional, criando divisões profundas e feridas dolorosas que levam muitos anos para cicatrizarem. As guerras são a negação prática de qualquer esforço para alcançar as grandes metas econômicas e sociais que a comunidade internacional tem como dever, por exemplo, o Millennium Development Goals . Infelizmente, os muitos conflitos armados que ainda assolam o mundo,  nos apresentam  todos os dias, uma imagem dramática da miséria, da fome, das doença e morte. Na verdade, sem paz não há qualquer tipo de desenvolvimento econômico. A violência nunca traz a paz, condição necessária para tal desenvolvimento.

A reunião dos Chefes de Estado e de Governo das vinte maiores economias, que representam dois terços da população e 90% do PIB mundial, não tem a segurança internacional como seu principal objetivo. No entanto, não podemos deixar de refletir sobre a situação no Oriente Médio e, particularmente, na Síria. Infelizmente, dói ver que muitos interesses têm prevalecido desde o início do conflito sírio, impedindo encontrar uma solução que evitasse o massacre desnecessário que estamos assistindo. Os líderes dos países do G20 não permaneçam inertes diante do drama que tem vivido por muito tempo a cara população síria e, ainda ameaçam trazer mais sofrimento a uma região duramente provada e  necessitada de paz. A todos eles, e cada um deles, dirijo um sentido apelo para que ajudem a encontrar caminhos para superar os diferentes contrastes e abandonar toda a vã pretensão de uma solução militar. Mais do que isso, haja um novo compromisso de prosseguir com coragem e determinação, uma solução pacífica através do diálogo e negociação entre as partes envolvidas, com o apoio unânime da comunidade internacional. Além disso, é um dever moral de todos os governos do mundo encorajar qualquer iniciativa para promover a assistência humanitária aos que sofrem por causa do conflito dentro e fora do país.

Senhor Presidente, na esperança de que essas reflexões possam constituir uma válida contribuição para o encontro, rezo para o êxito frutuoso dos trabalhos do G20. Invoco abundantes bênçãos sobre a cúpula que acontecerá em São Petersburgo, sobre todos os participantes, sobre todos cidadãos  dos Estados membros e sobre todas as atividades e compromissos da presidência russa do G20 em 2013.

Ao pedir-lhe que reze por mim, aproveito a oportunidade de expressar, Sr. Presidente, os meus maiores sentimentos de estima.

Vaticano, 4 setembro de 2013


Fonte: Canção Nova Notícias - Papa Francisco
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário