Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Papa Francisco: Olhar de Jesus

Papa destaca força transformadora do olhar de Jesus



       O Papa Francisco celebrou a Santa Missa na Casa Santa Marta, na manhã do último sábado, dia 21, e destacou a força transformadora do olhar de Jesus sobre as pessoas. O Pontífice refletiu o capítulo 9 do Evangelho de São Mateus, que narra a conversão do próprio autor, cuja memória litúrgica é celebrada hoje.
       Jesus olha Mateus nos olhos, um cobrador de impostos, um pecador público, diz o Papa. O dinheiro é a sua vida, o seu ídolo. Mas agora, afirma o Pontífice, sente “no seu coração o olhar de Jesus dirigido a ele”.
       “E aquele olhar o envolveu totalmente, transformou a sua vida. Nós dizemos: o converteu. Assim que viu aquele olhar, levantou-se e o seguiu. E isso é verdadeiro: o olhar de Jesus sempre nos levanta. Um olhar que nos leva para cima, que jamais nos abandona. Jamais humilha. Convida a levantar-se. Um olhar que leva a crescer, a ir avante, que encoraja, porque nos quer bem”.
       Francisco ressalta que o olhar de Jesus não é algo mágico: “Jesus não era um especialista em hipnose”, disse. Para o Papa, Jesus olhava para cada um e o povo sentia como se Ele dissesse o nome, conforme aconteceu com Pedro, Bom Ladrão e outros personagens da Bíblia.
       Conforme os relatos bíblicos, Cristo vai à casa de Mateus e enquanto se senta à mesa, chegam muitos publicanos e pecadores. E toda a sociedade – “não a sociedade limpa”, conforme explicou o Papa – se sentiu convidada à aquela refeição.
       “Os pecadores, publicanos ouviam… Mas Jesus tinha olhado para eles, e aquele gesto, creio eu, foi como um sopro sobre a brasa, que lhes restituiu a dignidade. O olhar de Jesus sempre nos faz dignos, nos dá dignidade. É um olhar generoso”, afirmou o Pontífice.
       Segundo Francisco, todos os que creem já sentiram este olhar, e não somente uma vez, mas “muitas vezes”! “Talvez na pessoa de um sacerdote que nos ensinava a doutrina ou nos perdoava os pecados... talvez na ajuda de pessoas amigas. Mas todos nós nos encontraremos diante daquele olhar, aquele olhar maravilhoso. E vamos avante na vida, na certeza de que Ele nos olha”.
       O Santo Padre concluiu a homilia lembrando que Cristo espera cada pessoa para um “olhar definitivo”. “E aquele último olhar de Jesus sobre a nossa vida será para sempre, será eterno. Eu peço a todos esses santos que foram olhados por Jesus, que nos preparemos a deixar-nos olhar na vida, e que nos preparemos também para aquele último – e primeiro! – olha de Jesus”.


Fonte: Canção Nova Notícias - Papa Francisco
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário