Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Papa Francisco: Fidelidade

"Cristo é fiel e pede a fidelidade", destaca Papa em homilia



       Na Santa Missa celebrada na manhã desta sexta-feira, dia 6, na Casa Santa Marta, Papa Francisco destacou a necessidade dos cristãos serem sempre felizes e fieis ao Senhor. Ele destacou que o sacramento do matrimônio é imagem da união de Cristo com a Igreja.
       Francisco recordou que Jesus faz ver a relação entre Ele e a Igreja como casamento. “Penso que este seja justamente o motivo mais profundo pelo qual a Igreja protege tanto o Sacramento do matrimônio e o chama Sacramento grande, porque é propriamente a imagem da união de Cristo com a Igreja”, disse.
       E quanto à atitude do cristão na vivência desse casamento, Francisco destacou que, antes de tudo, dever ser alegre, porque é uma grande festa. “Realmente há aqueles momentos de cruz, momentos de dor, mas há sempre aquela paz profunda da alegria, porque a vida cristã se vive como festa, como o casamento de Jesus com a Igreja”.
       A segunda atitude refere-se à totalidade. Para explicar, o Papa citou a parábola das núpcias do filho do rei, em que todos, bons e maus, foram convidados, mas quando a festa começa, o rei olhava para aqueles que não usavam roupas de casamento.
       “O que significa isto? É muito simples! Deus nos pede somente uma coisa para entrar nesta festa: a totalidade. O Esposo é o mais importante; o Esposo preenche tudo! E isto nos leva à Primeira Leitura, que nos fala tão fortemente da totalidade de Jesus, primogênito de toda a criação. Nele foram criadas todas as coisas, por meio Dele foram criadas e em vista Dele. Tudo! Ele é o centro, propriamente tudo!”, explicou.
       E sendo a cabeça do corpo da Igreja, Francisco enfatizou que Jesus é o princípio. Voltando às atitudes do cristão, ele explicou que se a primeira é a festa, a segunda é reconhecer Jesus como o Único. “O Senhor nos pede somente isto: reconhecê-Lo como o Único Noivo. Ele é sempre fiel e pede a nós fidelidade”.
       Francisco recordou, então, que há o perigo de cair em tentação e jogar fora esta novidade do Evangelho. “Jesus é o noivo, o noivo que esposa a Igreja, o noivo que ama a Igreja, que dá a sua vida pela Igreja. (…) E nos pede a totalidade: tudo é Ele. E se temos algo que não é Dele, arrepender-se, pedir perdão e seguir adiante. Que o Senhor nos dê, a todos nós, a graça de ter sempre esta alegria, como se fôssemos a um casamento. E também ter esta fidelidade ao único noivo é o Senhor”.


Fonte: Canção Nova Notícias - Papa Francisco
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário