Páginas

terça-feira, 26 de março de 2013

Momentos para recordar...

Padre conta a experiência de estudo com o Papa Francisco


Padre Mario Geremia
Paróquia Santa Cecília e São Pio X - Rio de Janeiro (RJ)

Padre conta como foram os anos de estudo sob a orientação do professor Bergoglio
       Na Paróquia Santa Cecília e Pio X em Botafogo, no Rio de Janeiro, reside o Padre Mario Geremia. O sacerdote foi aluno de Jorge Mario Bergoglio – hoje Papa Francisco, no curso de Teologia, em 1985.
       As aulas aconteciam pelo menos uma vez por semana na Faculdade de Teologia São Miguel em Buenos Aires, na Argentina. Segundo padre Mario, Bergoglio era um professor que sempre dava os conteúdos dialogando muito com os alunos e utilizava-se da sua prática pastoral nas aulas. “Ele conseguia usar sempre a teoria com a prática”, disse.
       Mas relacionamento  não se limitava às salas de aula. “Sempre que a gente queria dialogar com ele, estava à disposição. E nos intervalos a gente fazia as rodas de conversa e ele sempre estava junto.”
       As notas do padre nas disciplinas do professor Padre Jorge Bergoglio (Teologia Pastoral e Doutrina Social da Igreja) foram todas dez. A justificava do padre para as boas notas está ligada à metodologia de ensino do professor.
        “Eu gostava muito do professor, pela forma como ele dava as aulas, e também gostava muito das disciplinas que ele deu pra nós. Então juntaram-se as duas coisas e acho que é por isso que a gente tirou nota boa.”
       Recém chegado ao Rio, Padre Mario se dedica aos trabalhos de vigário paroquial e prepara a comunidade para a Jornada Mundial da Juventude. Quando o assunto é o encontro do Papa Francisco com os jovens o padre arrisca um palpite:
        “Ele é muito próximo dos jovens e certamente quebrará, como já quebrou, muitos protocolos por aí. Ele vai continuar sendo aquela pessoa próxima e amiga.”
       Questionado sobre o que falaria ao Papa Francisco em um possível encontro, padre Mario diz:  “Certamente vou fazer memória das aulas que a gente teve e agradecer por eu estar aqui e por ele está onde está. Mas também vou pedir a Deus que o acompanhe e o proteja neste caminho tão difícil, mas tão bonito para toda a Igreja e humanidade”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário