Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

Semana Santa: Arquidiocese de São Salvador (BA)

Veja a programação da Semana Santa na Arquidiocese de São Salvador (BA)





       Celebrar a Semana Santa – que tem início no Domingo de Ramos e é encerrada no Domingo de Páscoa -, é vivenciar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. As reflexões deste período permitem que os fiéis renovem os votos do Batismo e mantenham acesa a chama e a certeza na vida eterna. Confira a programação da Arquidiocese de Salvador, que contará com celebrações presididas pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, na Catedral Basílica, localizada no Terreiro de Jesus.> DIA 27/03 – QUARTA-FEIRA DA MISERICÓRDIA

   Festa do Senhor dos Passos – Procissão do Encontro

       Esta celebração recorda o encontro entre o Senhor Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores.

Horário: 12h30

Local: Igreja Nossa Senhora da Ajuda – Missa presidida pelo padre José Manuel (Arautos do Evangelho) pelos funcionários públicos, profissionais e entidades da saúde, demais trabalhadores e pelos aniversariantes da Irmandade.

Horário: 15h30
Local: Igreja Nossa Senhora da Ajuda – Missa Solene em honra ao Senhor dos Passos, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj. Esta celebração será em ação de graças pelas Irmandades, Ordens Terceiras, Devoções e Movimentos Eclesiais. Homenagem ao Governo do Estado, Prefeitura e Câmara Municipal.
OBS.: Logo após a celebração, os fieis sairão em procissão pelas ruas do Centro Histórico, destacando passos de Jesus na Via Sacra. 

> DIA 28/03 - QUINTA-FEIRA SANTA
   Missa dos Santos Óleos

        Celebração que reúne todo o clero da Arquidiocese para, diante do Arcebispo, renovar os votos sacerdotais, visto ser esta a Missa que comemora a Instituição do Sacerdócio. Recebe este nome por ser nela que acontece a bênção dos óleos que serão usados durante o ano nas celebrações do Batismo, do Crisma, da Unção dos Enfermos e da Ordem.

Horário: 8h30
Local: Catedral Basílica (Terreiro de Jesus)


   - Missa da Instituição da Eucaristia e Lava-pés
       Celebra o gesto de humildade de Jesus Cristo, que, antes de instituir a Eucaristia, lava os pés dos seus apóstolos. A Celebração do Lava-pés também comemora a Instituição da Eucaristia. Ao final, os altares são totalmente desnudados, ou seja, são tirados panos, flores e toda forma de decoração, em sinal de tristeza pela morte de Jesus Cristo.

Horário: 18h30
Local: Catedral Basílica (Terreiro de Jesus)



> DIA 29/03 - SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
   - Solenidade de adoração da Cruz

        Neste dia não há Missas. Acontece uma solenidade onde é proclamado o Evangelho da Paixão de Jesus Cristo, seguido da adoração da Cruz. O Sagrado Madeiro é apresentado ao povo com o canto que diz: “Eis o Lenho da Cruz do qual pendeu a Salvação do Mundo”. Antes do encerramento, é distribuída a Eucaristia que foi consagrada no dia anterior. Esta Solenidade é seguida da PROCISSÃO DO SENHOR MORTO, que sai da Igreja do Carmo e percorre as ruas do Centro Histórico.

Horário: 15h
Local: Igreja do Carmo – ação litúrgica da Paixão e Morte de Jesus, com o rito da adoração da Cruz, seguida da Procissão do Senhor Morto pelo Centro Histórico em direção à Catedral Basílica, onde o Arcebispo fará o Sermão da Paixão.

> DIA 30/03 - SÁBADO DE ALELUIA
   - Vigília Pascal

        Neste dia, as igrejas permanecem fechadas. É a referência litúrgica à presença de Jesus no sepulcro. À noite, o povo se reúne para aquela que é considerada a maior de todas as noites no Ano Litúrgico: a noite da Vigília Pascal. A Igreja se reúne para fazer memória da libertação trazida por Cristo para toda a Humanidade.
       A Celebração é dividida em três momentos:
1. Bênção do Fogo Novo - Na porta da Igreja, o presidente da Celebração abençoa o fogo aceso na fogueira e, com ele, acende um Círio Pascal (vela grande onde estão escritos os números do ano - no caso, 2013 - e as letras gregas Alfa e Ômega, Jesus é o princípio e o fim da História e a luz do mundo).
2. Proclamação das leituras bíblicas - Dentro da Igreja são proclamadas leituras bíblicas que fazem lembrar desde a primeira Páscoa (a dos Judeus), que libertou o Povo de Deus da escravidão no Egito, até a Páscoa definitiva, ou seja, a libertação de todo homem da escravidão da morte pela Ressurreição de Cristo.
3. Bênção da Água - Com esta água serão batizados os adultos (catecúmenos) na noite da Páscoa. Este costume remonta às primeiras comunidades cristãs.
4. Continuação da Missa, como de costume. 
Horário: 19h
Local: Catedral Basílica (Terreiro de Jesus) - Solene Vigília Pascal, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj
OBS.: A Bênção do Fogo será na Igreja de São Domingos.

> DIA 31/03 - DOMINGO DE PÁSCOA
   - Missa de Páscoa

       Celebração daquela que é a maior festa do Cristianismo. Os fieis cristãos-católicos sustentam a sua fé na certeza de que Cristo ressuscitou e, por Ele, continuam se encontrando durante mais de dois mil anos para celebrar a vida que não termina, mas que, em Cristo, encontra a sua plenitude.

Horário: 
08h – Missa da Ressurreição na Igreja de São Domingos, presidida pelo capelão
10h – Missa Solene da Ressurreição do Senhor na Catedral Basílica, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
18h00 – Missa da Ressurreição na Catedral, presidida pelo pároco, padre Lázaro Muniz.


Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=288933

Nenhum comentário:

Postar um comentário