Páginas

terça-feira, 26 de março de 2013

Papa Francisco: artigo de Padre Roger

"Bem vindo, Papa Francisco!!!"




“Um papa marcado pela sensibilidade, pelos sofrimentos que marcam a vida humana”

O Colégio dos Cardeais, iluminados pela graça de Deus, concedeu ao mundo um novo Papa. O Cardeal Jorge Mario Bergoglio, foi escolhido de forma surpreendente no Conclave finalizado no último dia 13 de março. Ele foi e esta sendo surpreendente em vários aspectos. Quando tudo indicava que havia um grande impasse entre os cardeais, em apenas 24 horas eles escolherem o primeiro papa argentino, latino americano e Jesuíta. E também o primeiro Francisco.

O Papa Francisco veio para responder vários anseios para o tempo presente da Igreja. Será infeliz e injusta qualquer comparação dele com os papas anteriores. Cada papa traz uma riqueza singular na história da Igreja. Deus não precisa repetir nada, mas o seu Espírito é ilimitado e sempre novo na sua ação. Penso que algo muito singular no nosso novo Papa seja seu próprio nome, síntese daquilo que pretende ser seu pontificado e síntese da sua própria vida. Eu mesmo acreditei que a motivação primeira para a escolha do seu nome fosse o companheiro de Inácio de Loyola, o grande missionário Francisco Xavier bases de sua congregação a Companhia de Jesus ou os Jesuítas. Mas, em seu primeiro encontro com a impressa internacional o próprio Papa nos esclareceu que São Francisco, o pobre de Assis foi o primeiro nome que lhe veio a cabeça quando os cardeais já tinham lhe concedido os 2/3 dos votos necessários para ser eleito Pontífice.

Neste mesmo encontro o papa disse de forma espontânea e olhando para os olhos dos jornalistas a Igreja que ele deseja: “Eu quero uma Igreja pobre e para os pobres”. No século XIII, quando Deus chamou um jovem filho de pais ricos na região da Úmbria na Itália para reconstruir a Igreja, o jovem Francisco se fez pobre e foi viver para os pobres. São Francisco de Assis é um dos maiores fenômenos de conversão e modelo de vida evangélica na História da Igreja. Em um época de Igreja em crise e desacreditada por muitos, o papa Inocêncio III sonhou que um pobrezinho muito frágil sustentava a Igreja em Ruínas. Francisco foi decisivo para a Igreja em sua época. O nosso novo Francisco será muito decisivo para a Igreja em nossas dias.

Ninguém será melhor para nos dizer quem é foi o Cardeal Bergoglio do que os pobres e as favelas de Bueno Aires. Por ali todos o conhecem. Sejam católicos ou não. Aqueles que moram nas ruas, o dono da banca de jornal, quem usa o metrô como meio de transporte, quem mora nos lugares mais pobres da capital Argentina. Um homem de profunda ternura pelo ser humano e principalmente para os mais pobres e marginalizados. Um papa marcado pela sensibilidade, pelos sofrimentos que marcam a vida humana. De sua capacidade intelectual, ninguém precisa duvidar do rigor e empenho jesuíta na formação acadêmica. O Cardeal Bergoglio fez parte da equipe de redação final do texto de Aparecida. Sem precisar apelar para Teologia A ou B, foi enfático em defender e ampliar os horizontes na opção da Igreja pelos pobres.

O nosso Papa Francisco nos aponta a primazia de Cristo na nossa espiritualidade, a missão espiritual da Igreja e a necessidade de dialogar com as diversas expressões de Fé no mundo sem precisar impor nossas crença e sem perder a nossa identidade. A renovação da Igreja nos tempos modernos não começou com o Papa Francisco. O Concilio Vaticano II foi o grande sopro renovador de Deus para sua Igreja para os nossos tempos. Desde João XXIII até o nosso Francisco, todos os papas do seu modo estiveram empenhados em colocar em práticas as disposições deste sopro do Espírito. Francisco tem uma responsabilidade grande de fazer a nova evangelização ampliar os seus horizontes e trazer a Igreja para mais perto do povo sem perder a sua tradição, sem ficar presa a tradicionalismos. Ele já demonstrou que tem bastante disposição para isto seja pela sua vida passada, seja pelos seus primeiro dias de pontificado. Ele sozinho não pode levar estes passos adiantes e por isto ele começou o seu ministério papal abaixando a cabeça e pedindo a nossa oração. Francisco estamos com você, nosso amado pastor!


Padre Roger Araujo
Comunidade Canção Nova



Nenhum comentário:

Postar um comentário