Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2013

Papa na JMJ Rio2013


Agenda oficial do Papa para a JMJ Rio2013 sairá somente no final de abril




       O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que recentemente esteve em Roma para a Missa de início do ministério do Papa Francisco, afirmou nessa quinta-feira, dia 21, que o Pontífice virá ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, mas que a sua agenda oficial só será divulgada no final de abril. Assim, ele desmentiu os boatos de que os locais da visita já estejam fechados.  
       De acordo com Dom Orani, durante esta visita a Roma, foi entregue ao Pontifício Conselho para os Leigos e ao responsável pelas visitas Papais uma nova proposta de locais a serem visitados pelo Pontífice, além dos já habituais em todas as jornadas, por fazerem parte dos Atos Centrais do evento — Acolhida, Via Sacra, Missa de Envio e almoço com doze jovens representantes de vários locais do mundo. Toda a proposta, porém, será avaliada e discutida com o Santo Padre e com sua assessoria.  
       “Levamos uma nova proposta, além da de praxe. Com o Papa Bento XVI tínhamos apenas mais uma opção por dia. Mas, conversando com o Pontifício Conselho para os Leigos e com o responsável pelas visitas do Papa, pudemos colocar outras opções, como uma presença junto às necessidades da cidade: as favelas, a juventude privada de liberdade, as drogas, as crianças, um encontro com jovens vocacionados e a ida a alguns locais, como o Cristo Redentor e/ou o Santuário da Penha, além de algum encontro com bispos. Estas propostas serão colocadas para  aprofundamento e discussão com o Santo Padre e sua assessoria. E isso tudo será tratado com ele”, explicou.


Impressões sobre o Papa Francisco

       Durante a entrevista, Dom Orani comentou ainda sobre suas impressões acerca do Papa Francisco. “O Papa Francisco trouxe para a Igreja e para o mundo o rosto da simplicidade. Seja pelo modo de vestir-se, pelas opções tomadas logo de início, pela perspectiva que se abre daqui para frente”.
       Para Dom Orani, o Papa Emérito Bento XVI e Papa Francisco de certa forma se completam. “De um lado, está o Papa Emérito Bento XVI, que traz a sua preocupação com uma Europa que perde valores com o relativismo, sua preocupação com um certo fanatismo; e agora vem o Papa Francisco, com a sua preocupação com a pobreza, e a sua misericórdia. (...) Um que completa o outro. São dois Papas diferentes, mas que vão se completando. Vamos vendo aí a beleza de como Deus vai atuando e agindo”, disse.  
       O Arcebispo comentou ainda que a escolha de um novo Papa representa a Igreja que sempre renasce e afirmou que o Papa Francisco, com sua espontaneidade, atingirá principalmente o jovem. “Sem dúvida, a novidade de um novo Papa, e a sua espontaneidade, faz ao jovem um bem muito grande. Papa Francisco não irá fugir da doutrina da Igreja, mas poderá dizer de uma maneira nova para as pessoas o porquê de a Igreja ensinar aquilo, qual a orientação da Igreja nos vários aspectos”.


Estimulo à Hospedagem 
       Ainda sobre a Jornada Mundial da Juventude, Dom Orani afirmou que o Comitê Organizador Local trabalha com a expectativa da vinda de dois milhões a dois milhões e meio de pessoas e, ciente disso, fez um apelo àqueles que ainda não são família de acolhida.
       “Se a Jornada fosse hoje, teríamos local para todo mundo e ainda sobraria. Mas sabemos que para acolher se supõe todo um trabalho de visita, motivação e preparação. Enquanto para a inscrição basta fazer alguns cliques no computador. O que se tem é que nos meses anteriores à Jornada, no caso, maio e junho, as inscrições crescem de maneira extraordinária. Então, não podemos ficar confortáveis. Sabemos que se não tivermos um bom número de vagas para acolher, poderá ficar ruim quando chegar maio e junho, lembrou”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário