Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Papa Francisco: exclusivo

"O nome Francisco é um programa pastoral",afirma Dom Cláudio Hummes


Cardeal Dom Cláudio Hummes (à direita) ao lado do Papa Francisco

Dom Cláudio disse que o Papa Francisco vai inaugurar um novo tempo na história da Igreja
       Dom Cláudio Hummes. O nome que ganhou a capa dos jornais após um anúncio inesperado do Papa Francisco: “foi através de uma frase dele que adotei o nome Francisco”. A afirmação do Santo Padre aconteceu no último sábado,  dia 16, durante a audiência com os jornalistas, no Vaticano.
       Nossa equipe entrevistou Dom Cláudio Hummes para narrar um pouco dessa história, uma vez que foi ele quem disse ao então Cardeal Bergoglio após o último escrutínio do Conclave: “Não se esqueça dos pobres”.
       “Assim como ele disse na audiência dada à imprensa, ele contou a história tal qual aconteceu. Nas congregações preparatórias, estávamos sempre sentados lado a lado. Também no Conclave, estávamos lado a lado no momento em que ele foi eleito. Na minha vida, a opção pelos pobres sempre esteve presente e, na hora, pensei em dizer isso a ele”, destacou.
       Ainda explorando o nome adotado pelo Papa, Dom Cláudio afirmou que a escolha foi motivada pelo próprio trabalho pastoral já desenvolvido pelo Cardeal Bergoglio, em Buenos Aires. Segundo o cardeal brasileiro, Bergoglio sempre fez questão de estar entre os mais necessitados, inclusive, indo ao encontro das pessoas nas favelas e periferias.
       “Este é um programa de pastoreio. Alguém já disse que o nome já é uma encíclica”, disse.
       O Arcebispo emérito de São Paulo (SP) destacou ainda que o Papa Francisco vai inaugurar um novo tempo na história da Igreja, não só por causa de seu programa pastoral, mas também por causa das necessidades da Igreja nos tempos atuais.
       “Certamente, será um homem muito perto do povo; será um homem do diálogo, da misericórdia. Temos de fato, uma alegre esperança”, finalizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário