Quanto durará o conclave?
![]() |
| Início do Conclave, no interior da Capela Sistina, na terça-feira, dia 12. |
Depois de muitas cenas surpreendentes, envolvendo a renúncia de Bento XVI ao pontificado, a convocação dos cardeais a Roma e uma semana intensa de congregações gerais, começam agora as votações.
Na última segunda-feira fez exatamente um mês desde aquela segunda-feira, dia 11 de fevereiro, em que Bento XVI anunciou ao mundo a sua renúncia ao papado. Depois de um momento inicial de consternação, o colégio dos cardeais parece ter recuperado o controle da situação: as congregações gerais se desenvolveram em clima de serenidade e testemunharam pronunciamentos vivazes e francos.
Os candidatos mais prováveis ao papado, ou seja, os que contam com significativo consenso já no primeiro escrutínio, estão agora bem identificados. Ninguém sabe, porém, quanto pode demorar até o anúncio do próximo pontífice. Mesmo assim, as votações para o início do conclave, os acordos que parecem ter sido alcançados entre os grupos continentais, as declarações serenas de alguns cardeais e a necessidade de voltar para as dioceses a tempo de celebrar a Semana Santa indicam que quatro ou cinco votações possivelmente sejam suficientes para termos o novo Papa.
Ao longo dos últimos 150 anos, a eleição de cada novo pontífice foi feita em prazos curtos, desde um mínimo de dois dias até um máximo de cinco. Os mais rápidos a ser eleitos foram Leão XIII (1878) e Pio XII (1939), com apenas dois dias de conclave e três votações. Pio XI (1922), por sua vez, tornou-se papa depois de cinco dias de conclave e 14 escrutínios.
Esta é a cronologia da eleição dos papas dos últimos 150 anos:
> Pio IX (Giovanni Maria Mastai Ferretti) foi eleito em 1846, depois de apenas quatro votações. Os eleitores eram cinquenta.
> Leão XIII (Vincenzo Gioacchino Pecci) foi eleito em 1878 com somente dois dias de conclave e três escrutínios.
> São Pio X (Giuseppe Melchiorre Sarto) foi eleito em 1903, depois de sete votações.
> Bento XV (Giacomo della Chiesa) foi eleito em 1914 após dez votações.
> Pio XI (Achille Ratti), em 1922, foi eleito após cinco dias de conclave e catorze escrutínios. Foi o conclave mais longo dos últimos 150 anos.
> Pio XII (Eugenio Pacelli) foi eleito em 1939 depois de apenas dois dias e três votações.
> João XXIII (Angelo Giuseppe Roncalli) foi eleito em 1958 após onze votações.
> Paulo VI (Giovannni Battista Montini) foi eleito em 1963 depois de seis votações. Na ocasião, os cardeais eleitores eram oitenta.
> João Paulo I (Albino Luciani) foi eleito em agosto de 1978, depois de quatro escrutínios. Os eleitores eram 111.
> O beato João Paulo II (Karol Wojtyla), eleito em outubro de 1978, tornou-se papa depois de oito votações.
> Por fim, Bento XVI (Joseph Ratzinger) foi eleito em 2005 depois de quatro votações. Os eleitores eram 115.

Nenhum comentário:
Postar um comentário