Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2013

Conclave: faltam dois cardeais

Faltam apenas dois cardeais eleitores em Roma para o Conclave




Até esta quinta-feira, dia 7, todos os cardeais eleitores devem estar em Roma
       Com a oração da Hora Média, os cardeais iniciaram nesta quarta-feira, dia 6, a 4º Congregação Geral. Já são 153 cardeais presentes, sendo 113 eleitores. Faltam apenas dois cardeais para completar o colégio de eleitores: Dom Jean-Baptiste Pham Minh Mân, do Vietnã, e Dom Kazimierz Nycz, de Varsóvia, na Polônia. Até amanhã, dia 7, todos os eleitores devem estar em Roma.
       Em coletiva realizada hoje, o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, falou aos jornalistas sobre esta quarta reunião realizada pela manhã. A informação mais esperada pelos jornalistas ainda não foi divulgada: a data do conclave ainda não está decidida. Padre Lombardi  voltou a reafirmar que os cardeais buscam viver um tempo de reflexão e maturidade para a tomada de decisões, como a data do conclave.
       De acordo com o porta-voz, o decano do colégio cardinalício, Cardeal Dom Angelo Sodano, cumprimentou os aniversariantes. Cardeal Dom Walter Kasper completou 80 anos no início do mês e é o mais velho dentre os cardeais eleitores.
       Padre Lombardi também informou que, ao todo, 51 cardeais falaram nestes dias, sendo os principais temas a Igreja no mundo de hoje, a nova evangelização, a relação da Santa Sé com o episcopado, além da expectativa do perfil do futuro Papa.
       Na coletiva, também foram exibidas aos jornalistas algumas imagens dos preparativos na Capela Sistina, local onde é realizada a votação e que conta com o trabalho de cerca de 40 pessoas nesses preparativos. Eles mostraram, por exemplo, o local em que as cédulas serão queimadas. Trata-se de duas urnas, interligadas à chaminé: uma para queimar votos e outra para anunciar ao mundo a fumaça preta, que indica indecisão, ou branca, que indica que o Papa já foi escolhido.
       Outra informação dada foi que o arcebispo de Caracas, na Venezuela, Cardeal Dom Jorge Urosa Savino, que está em Roma para o Conclave, enviou um telegrama de pesar pela morte do presidente venezuelano, Hugo Chávez. O presidente faleceu nesta terça-feira, dia 5, por complicações de um câncer na região pélvica.
       Nesta quinta-feira, dia 7, haverá Congregação Geral de manhã e à tarde.


Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário