Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2013

68 anos da bomba que abalou o mundo

Vaticano lembra os 68 anos do bombardeio em Hiroshima e Nagazaki



       O presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz (Santa Sé) chegou nesta segunda-feira, dia 5, ao Japão para participar de diversas celebrações que lembram o 68º aniversário do bombardeio das cidades de Hiroshima e Nagazaki.
       Segundo uma nota publicada pelo portal de notícias do Vaticano, o cardeal Peter Turkson vai recordar as dezenas de milhares de pessoas que perderam a vida, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, durante o bombardeio atômico que marcou a fase final da II Guerra Mundial. A visita insere-se na iniciativa ‘Dez dias pela paz’, promovida pela Conferência Episcopal Japonesa, entre os dias 6 e 15 deste mês.
       O programa do cardeal ganês iniciou-se hoje na catedral de Hiroshima, com uma missa, e prossegue nesta terça-feira, num encontro inter-religioso que vai reunir budistas, xintoístas e protestantes, no qual “pronunciará um discurso centralizado na colaboração recíproca para a construção da paz mundial”.
       Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, duas cidades japonesas foram devastadas em segundos por bombas atômicas dos EUA, que mataram cem mil pessoas em Hiroshima e 74 mil em Nagasaki.
       O presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz vai deslocar-se até Nagasaki, na quarta-feira, dia 7, onde participará de um jantar no centro inter-religioso para o diálogo sobre a paz mundial.
       No dia seguinte, no âmbito de uma cerimônia inter-religiosa organizada no ‘Ground-Zero Park’ da cidade, o cardeal vai recitar uma oração por todas as vítimas, na qual também recordará particularmente todos aqueles que não morreram, mas que ainda hoje sofrem com os efeitos da radioatividade. A viagem conclui-se na sexta-feira, dia 9, ainda em Nagasaki, com uma missa pela “paz no mundo”, refere o Vaticano.


Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário