Páginas

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Papa Francisco: Videomensagem aos argentinos

Videomensagem do Papa a argentinos pela festa de São Caetano



VIDEOMENSAGEM
Videomensagem do Papa Francisco pela Festa de São Caetano na Argentina
Quarta-feira, 7 de agosto de 2013


Boletim da Santa Sé


Boa noite!

Como todos os anos, depois de ter percorrido a fila, falo com vocês. Desta vez, estou um pouquinho distante e não posso partilhar com vocês este momento tão bonito. Neste momento vocês estão caminhando rumo à imagem de São Caetano. Por qual motivo? Para vocês se encontrarem com ele, para se encontrarem com Jesus. Porém hoje, o tema desta peregrinação – tema escolhido por vocês, selecionado entre tantas possibilidades – hoje o tema fala de um outro encontro, e diz: “Com Jesus e São Caetano, vamos ao encontro dos mais necessitados!”. Fala do encontro com as pessoas que têm mais necessidade, daqueles que têm necessidade que nós demos uma mão a eles, que os olhemos com amor, que partilhemos a sua dor e as suas ansiedades, os seus problemas. Porém, a coisa importante não é olhá-los de longe ou ajudá-los de longe. Não, não! É ir ao encontro deles. Isto é cristão! Isto é aquilo que Jesus ensina: ir ao encontro dos mais necessitados. Como Jesus que ia sempre ao encontro do povo. Ele ia para encontrá-lo. Ir ao encontro dos mais necessitados.

Às vezes, eu pergunto a alguém:
“Você dá esmola?”.
Dizem pra mim: “Sim, padre”.
“E quando você dá a esmola, olha nos olhos da pessoa a quem dá a esmola?”
“Ah, não sei, não me dou conta disso”.
“Então você não encontrou a pessoa. Você jogou a esmola e foi embora. Quando você dá a esmola, toca a mão ou joga a moeda?”
“Não, jogo a moeda”.
“E então não o tocou. E se não o tocou, não o encontrou”.

Aquilo que Jesus nos ensina, antes de tudo, é encontrar-se e, encontrando, ajudar. Devemos saber encontrar. Devemos edificar, criar, construir uma cultura do encontro. Quantas divergências, problemas na família, sempre! Problemas no bairro, problemas no trabalho, problemas em todo lugar. E as divergências não ajudam. A cultura do encontro. Sair para encontrar-nos. E o tema diz: “Encontrar-nos com os mais necessitados”, com aqueles mais necessitados que eu. Com aqueles que estão passando por um momento difícil, pior que aquele que eu estou passando. Tem sempre alguém passando por algo pior, né? Sempre! Tem sempre alguém. Então, eu penso: “Estou passando por um momento difícil, estou na fila para encontrar-me com São Caetano e com Jesus e depois vou encontrar os outros, porque tem sempre alguém que passa por algo pior que eu”. Com estas pessoas, é com estas pessoas que nós devemos nos encontrar.

Obrigado por me escutarem, obrigado porque vieram aqui hoje, obrigado por tudo aquilo que levam no coração. Jesus ama muito vocês! São Caetano ama muito vocês! Peço a vocês somente uma coisa: que vocês se encontrem! Que vão e procurem e encontrem os mais necessitados! Porém não sozinhos, não. Com Jesus e com São Caetano! Vai convencer outro que é católico? Não, não, não! Vai encontrá-lo, é teu irmão! E isto basta. E você vai e o ajuda, o resto faz Jesus, faz o Espírito Santo. Recordem bem: com São Caetano, nós necessitados vamos ao encontro dos mais necessitados. Com Jesus, nós necessitados, que temos mais necessidade, vamos ao encontro daqueles que têm ainda mais necessidade. E Jesus vai indicando-nos o caminho para encontrar com quem tem mais necessidade.

O teu coração, quando encontra quem tem mais necessidade, começará a crescer, crescer, crescer! Porque o encontro multiplica a capacidade de amar. O encontro com o outro engrandece o coração. Coragem! “Sozinho não sei como fazer”. Não, não, não! Com Jesus e com São Caetano!

Que Deus vos abençõe e que concluam bem o dia de São Caetano. E por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Obrigado.


Fonte: Canção Nova Notícias - Papa Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário