Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CNBB: Liturgia no Curso dos Novos Bispos

Liturgia é tema de estudo no Curso dos Novos Bispos



       A Sagrada Liturgia foi tema de estudo do segundo dia do Curso dos Novos Bispos da CNBB, na manhã desta quarta-feira, 14 de agosto, com a assessoria do arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha. Os bispos refletiram a importância da animação litúrgica nas dioceses, sendo eles os responsáveis por orientar e incentivar suas comunidades paroquiais na vivência da Palavra. “O bispo é o grande animador e dinamizador da liturgia em sua diocese. E tudo o que diz respeito à missão evangelizadora da Igreja no Brasil, exige sempre mais a comunhão. Ser bispo é um ministério desafiador, ainda mais diante do contexto atual em que vivemos”, destacou Dom Geraldo.
       Com base nas orientações da Igreja sobre a Liturgia, Dom Geraldo abordou a função do bispo como responsável por animar a liturgia em sua diocese. Na oportunidade, ele reforçou que a iniciativa da CNBB em reunir os bispos para formação e acompanhamento contribui para a unidade episcopal, possibilitando um contato mais próximo dos pastores com a Igreja no Brasil através da Conferência, em comunhão com a Nunciatura Apostólica e a Santa Sé. “Oferecer aos novos bispos uma oportunidade de um encontro para que possam trocar ideias sobre vários aspectos do exercício do ministério episcopal”, novos bispos 2.
       Ainda sobre o Encontro dos Bispos, dom Geraldo considera ser “uma oportunidade para aprofundar e discutir muitos aspectos ligados ao Ministério Episcopal no pastoreio, no governo diocesano e administração da diocese”. No período da tarde de hoje, os novos bispos farão uma visita ao Congresso Nacional, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e ao Centro Cultural Missionário (CCM). A programação do dia encerra com a celebração da eucaristia.
       Na quinta-feira (dia 15), terceiro dia do Encontro, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner conversará com os novos bispos sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE). Também o subsecretário adjunto de Pastoral, padre Francisco Wloch apresentará as Comissões Episcopais Pastorais da CNBB, com a presença dos assessores da Conferência.


Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário