Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Arquidiocese de Maringá-PR: Testamento espiritual

Testamento Espiritual de Dom Jaime Luiz Coelho


Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá-PR, apresenta o testamento
espiritual de seu antecessor, Dom Jaime Luiz Coelho,

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Invocando a Santíssima Trindade, a Quem adoro, louvo e amo, coloco-me nas mãos de Deus, meu Bom Pai, o que já fiz antes, em toda a minha vida, e o renovo agora para fazer sempre a sua Santíssima Vontade.

Não sei o dia em que o Senhor me chamará para a Eternidade, já que o Bom Deus tem sido generoso para comigo, dando-me muitos anos de vida.

Quero, no entanto, prostrado diante de sua Divina e Eterna Presença, renovar o meu ato de entrega total nas suas mãos.

Agradeço o dom da Fé, o dom do Santo Batismo, que me inseriu na sua Igreja. E reafirmo minha adesão à Sé de Pedro, ao Santo Padre o Papa, num abraço fraterno, reconheço o legítimo Sucessor de Pedro.

Agradeço o dom do Sacerdócio, graça da infinita misericórdia de Deus.

Procurei, com sua ajuda contínua, ser fiel ao meu Sacerdócio, que o Bom Deus quis ampliar, elevando-me ao Episcopado.

Nestes 50 anos de Sacerdócio, sendo 35 anos de Episcopado, com a Graça de Deus, a proteção maternal de Nossa Senhora e a ajuda constante de São José, procurei viver o meu lema sacerdotal - “SACERDOTE PARA SEMPRE” e o meu lema episcopal - “IN IMNIBUS CHRISTUS” (Col 3, 1) – para o bem da minha alma e o bem espiritual de todos quantos o Bom Deus colocou no meu caminho.

Agradeço, no Coração de Deus, a Família em que nasci, meus queridos Pai e Mãe, irmãos e irmãs, bem como todos os seus descendentes, que sempre me cobriram de afeto, amor e carinho, e para os quais deixo esta recomendação: coloquem Deus em sua vida e nunca se afastem de Suas leis.

Volto o meu pensamento aos tempos de Seminário Menor e Maior, agradecendo a bondade e o exemplo dos Bispos que me acolheram e de cujas mãos recebi o Dom do Sacerdócio, bem como os Sacerdotes que, com seu exemplo fiel, impulsionaram-me a seguir avante.

Nesta caminhada de 50 anos de Sacerdócio, tendo procurado seguir as palavras de Jesus Cristo: - “Seja o teu SIM, Sim; o teu NÃO, NÃO” (Mt 5, 37), certamente não agradei a todos com quem convivi e com os quais que receberam a doação do meu pastoreio.

Se a alguém ofendi, peço perdão.

Todos podem acreditar: “Só quis que Jesus Cristo fosse tudo em todos”.

Ajoelho-me, novamente, aos pés da Trindade Santíssima, e renovo minha Profissão de Fé, feita no Batismo, nos Sacramentos da Crisma, da Ordem e no correr de toda a minha existência, adorando ao Deus Uno e Trino, Santíssima Trindade, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!


Maringá, 07 de dezembro de 1991.

Dom Jaime Luiz Coelho,
Primeiro Bispo Diocesano e Primeiro Arcebispo Metropolitano de Maringá


Fonte: Arquidiocese de Maringá-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário