Páginas

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Festa na Congregação dos Salesianos

Salesianos festejam 198 anos do nascimento de Dom Bosco



       A família salesiana está em festa. Nesta sexta-feira, dia 16, a Congregação dos Salesianos celebra o 198º aniversário de Dom Bosco. Por ocasião da comemoração, o Reitor da Congregação, Padre Pascual Chávez Villanueva, celebrou uma Missa em memória do santo na Praça da Basílica de Dom Bosco, próxima a Asti, na região da Lombardia, norte da Itália.
       Para o responsável pelo Escritório de Comunicação Social dos salesianos, padre Filiberto Gonzáles, esta festa tem um sentido muito particular para os salesianos. Trata-se de uma recordação rica, fundada sobre a história da salvação como congregação.  “A festa adquire também o sentido de um dom ‘profético’, isto é, torna-se para nós um grande compromisso em responder fielmente a Deus, como respondeu Dom Bosco, e ser uma Congregação que junto à Igreja responde a Deus”.
       E por ocasião do bicentenário de nascimento do santo, data que será comemorada em 2015, a Congregação preparou um triênio de aprofundamento. No primeiro ano do triênio, foi abordada a história de Dom Bosco, a fim dos jovens conhecerem-no. No segundo, foi refletida a espiritualidade pedagógica e este terceiro ano, inaugurado hoje, é dedicado à espiritualidade.
       “Queremos caminhar justamente na santidade de Dom Bosco, aquela que ele nos ensinou: fazer tudo e viver para a glória de Deus e a salvação das almas, de modo particular a salvação dos jovens”. E diante dos desafios e dificuldades em relação à juventude atual, padre Filiberto conta que, nestas dificuldades, os jovens encontram a falta de um sentido e de esperança. E nesse contexto, o santo turinense tem muito a oferecer.
       “Em primeiro lugar, a alegria da vida. A vida não é uma vida de sofrimento, mas é uma vida verdadeiramente bonita, porque Deus a deu àqueles a quem ama. Para nós, dizer a eles que a vida é o maior e mais belo presente que Deus nos deu é dizer a eles que a vida tem um sentido e um futuro. O santo turinense, Dom Bosco, oferece a sua proximidade: estar onde eles estão. Para nós, de fato, o critério da vida é estar onde se encontram os jovens”.


Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário