Follow by Email

Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2013

CNBB: Encontrão de Novos Bispos

CNBB promove 24º Encontro de Novos Bispos



       A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou nesta segunda-feira (12), na sede da entidade, em Brasília, seu 24º Encontro de Novos Bispos. O evento, que vai até a próxima sexta-feira (dia 16), acontece anualmente e, nesta edição, congrega os 16 prelados nomeados de julho de 2012 a julho de 2013.
       O objetivo do encontro é estreitar os laços de amizade e de convivência fraterna entre os novos bispos, possibilitar o conhecimento da sede, estruturas, trabalhos e serviços da CNBB. Na reunião, os novos bispos também têm a oportunidade de se aproximar das Comissões Pastorais e dos assessores, além de aprofundar a compreensão da vida e da missão do bispo.
       Nesta 24ª edição do encontro, a coordenação da reunião fica a cargo do presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CEMOVC) da CNBB, dom Pedro Brito Guimarães, além dos assessores da comissão.
       De acordo com o presidente, o encontro é uma oportunidade para serem dadas orientações ao trabalho pastoral dos novos bispos. “Com o encontro, os bispos podem conhecer melhor a estrutura da CNBB, os assessores, as comissões. Podem conhecer também os vários organismos aliados que podem ajudar o bispo na sua missão, como a Nunciatura Apostólica, as Pontifícias Obras Missionárias, o CRB, CCM”, explica dom Pedro Brito.
       A convivência entre os novos bispos, durante o encontro, também propicia um intercâmbio de ideias. “É um tempo de conhecimento. Há a troca de experiências entre os bispos. Percebemos que no primeiro dia eles estão meio tímidos, e aos poucos vão se soltando, é muito perceptível esse envolvimento do grupo”, revela dom Pedro Brito.
       Para o bispo de Marabá (PA), dom Vital Corbellini, participante da reunião, “o encontro está sendo muito bonito por unir os bispos nomeados pelo papa emérito Bento XVI e pelo papa Francisco”, e é uma contribuição valorosa frente ao desafio de ser um bispo. “Este encontro nos coloca a missão do próprio bispo, como ele deve atuar, agir, e como ele deve se relacionar com todos os seguimentos da sociedade. Nós já temos a experiência de quando éramos sacerdotes, presbíteros, mas o encontro vem para aprimorar, dar força e dar linhas para que, de fato, sejamos bons pastores”, esclarece.
       Dom Jeremias Antônio de Jesus é bispo de Guanhães (MG) há um ano e não pôde participar do Encontro dos Novos Bispos em 2012 pelo fato de a data ter coincidido com sua chegada à diocese . “Percebo como teria sido importante se eu pudesse ter feito este encontro no ano passado porque nos ajuda muito a dar os primeiros passos como bispo na diocese”, explicou.


Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário