Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CNBB: Nota de condolências a Dom Jaime Luiz Coelho

Nota de condolências pelo falecimento de Dom Jaime Luiz Coelho



A Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) recebe, com profundo pesar, a notícia da morte de dom Jaime Luiz Coelho, arcebispo emérito de Maringá (PR), ocorrida no início da madrugada desta segunda-feira, 5 de agosto de 2013.

O caminho de vida percorrido por dom Jaime como padre e bispo tem a marca da dedicação e zelo pelo anúncio da Boa Nova de Jesus. Nascido em Franca (SP) em 1916, foi ordenado padre em 1941, na diocese de Ribeirão Preto, onde atuou em diversos serviços, como secretário-geral do bispado e chanceler da Cúria, além de diversas assessorias e da pastoral paroquial.

No ano de 1957, foi nomeado pelo Papa Pio XII como o primeiro bispo de Maringá. Em 1979, quando o Papa João Paulo II criou a Província Eclesiástica de Maringá, dom Jaime foi nomeado arcebispo metropolitano. Em seus 40 anos como pastor nesta Igreja Particular, destacou-se como idealizador e responsável pela construção da belíssima Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória. Também fundou o embrião da atual Universidade Estadual de Maringá; implementou diversas obras sociais, como a Santa Casa de Misericórdia da cidade; colaborou com a criação de diversos veículos de comunicação, uma vez que era também jornalista profissional e escritor.

Em nossa Conferência, colaborou na consolidação do Regional Sul 2, do qual foi o seu primeiro secretário (1964-1965). Participou das quatro sessões do Concílio Vaticano II (1962-1965) e representou o episcopado brasileiro na 3ª Conferência do CELAM, em Puebla (1979).

Agradecemos a Deus esta vida tão fecunda na causa do Evangelho. “In Omnibus Christus” (Cristo em Todos) foi o seu lema episcopal: um testemunho de sua busca por reconhecer, em cada irmão e irmã, a pessoa de Nosso Senhor. Prestamos, assim, nossas condolências aos familiares de dom Jaime, ao atual arcebispo, dom Anuar Battisti, e a todo o povo de Deus da Arquidiocese de Maringá.


Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário Geral da CNBB


Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário