Páginas

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Luto: Falecimento do Cardeal Mazombwe

Morre cardeal arcebispo emérito da capital de Zâmbia



       Morreu na tarde desta quinta-feira, dia 29, às 17h40min (horário local), no University Teaching Hospital (UTH) de Lusaka, o Cardeal Medardo Joseph Mazombwe, arcebispo emérito da capital de Zâmbia. Um comunicado oficial foi feito pelo porta-voz da Conferência Episcopal Zambiana, Padre Paul Samasumo. O Cardeal Mazombwe, que faria 82 anos em 24 de setembro, único no Colégio Cardinalício em Zâmbia, era membro da Congregação pela Evangelização dos Povos e do Pontifício Conselho Cor Unum.
       Após sua morte, o Colégio Cardinalício conta agora com um total de 201 cardeais – entre os quais 112 eleitores e 89 não-eleitores. Toda missão de Mazombwe era ligada ao crescimento e às raízes da Igreja na sua terra de origem, além da batalha pela anulação das dívidas internacionais dos países pobres.
       A partir de iniciativa própria, o cardeal desempenhou um papel importante na evangelização da região leste de seu país, com uma forte ênfase na catequese. Foi ordenado sacerdote em setembro de 1960 e, a partir de 1996, foi Arcebispo de Lusaka por dez anos.
       Ao saber da notícia, o Papa Francisco enviou um telegrama ao Reverendo Telesphore George Mpundu, arcebispo de Lusaka. Na mensagem, ele expressa pesar pelo falecimento e assegura sua proximidade na oração.


Fonte: Canção Nova Notícias
Capa CN Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário