Follow by Email

Páginas

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

CNBB: Nota pelo falecimento de Dom Rufino

Nota de pesar pelo falecimento de dom Joaquim Rufino do Rêgo



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB manifesta o seu pesar pela morte de Dom Joaquim Rufino do Rêgo, aos 88 anos, bispo emérito de Parnaíba (PI). O falecimento ocorreu na tarde do último sábado, 10 de agosto.

Este nosso irmão tem sua trajetória de vida marcada pelo serviço e dedicação ao Povo de Deus. Atuou como pároco em diversas paróquias da diocese de Oeiras (PI), onde também fora secretário do bispado (1954-1955) e responsável pela Catequese.

Em 1971, foi nomeado pelo papa Paulo VI como primeiro bispo da diocese de Quixadá (CE). No período em que esteve nesta igreja particular (1971-1986), destacou-se na pastoral vocacional, e foi o construtor do seminário menor da diocese. Em nossa Conferência, colaborou neste período como responsável pela Pastoral Vocacional no Regional Nordeste 1. Liderou também a ajuda humanitária às vítimas da estiagem na região.

Em 1986, o papa João Paulo II o transferiu para a diocese de Parnaíba, onde permaneceu por mais de 15 anos. Nesta diocese, criou novas paróquias e deu bastante ênfase ao trabalho vocacional. Junto ao Regional Nordeste 4, acompanhou a Pastoral Vocacional e as CEBs.

“Na caridade de Cristo” foi seu lema episcopal, que define a marca de sua atuação como ministro da Igreja.  Estamos unidos a seus familiares, a Dom Alfredo Schafller e a todos os que neste momento rezam pelo seu descanso eterno.


Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB


Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário