Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior

Roma celebra dedicação de "Santa Maria Maior" a Nossa Senhora


Basílica de Santa Maria Maior

       Nesta segunda-feira, dia 5, Roma celebra o dia da Solenidade da Dedicação da Basílica de Santa Maior a Nossa Senhora, uma das quatro basílicas papal da Cidade Eterna. Situada no centro da capital italiana, Santa Maria Maior é o mais antigo santuário mariano da Europa. Foi construída a mando do Papa Sisto III pouco depois do Concílio de Éfeso do ano 431, em que Nossa Senhora foi solenemente proclamada Mãe de Deus.
       Para marcar este dia, às 10h locais foi celebrada uma Santa Missa, presidida pelo Cardeal Arcipreste da Basílica, Santos Abril y Castellò. Às 17h15min, haverá as Segundas Vésperas. Como habitualmente, nas duas as celebrações está prevista a chuva de flores que recorda o “Milagre da Neve”, ou seja, a prodigiosa caída de neve sobre o bairro Esquilino (onde posteriormente foi erguida a Basílica) ocorrida em 5 de agosto do ano 358.
       Segundo conta a lenda, Nossa Senhora apareceu em sonho ao Papa Libério, pedindo-lhe que fosse construída uma Igreja lá onde teria nevado. A Solenidade da Dedicação da Basílica a Nossa Senhora é normalmente precedida de um Tríduo de oração de 2 a 4 de agosto.


Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário