Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

170 anos de fundação

Obra da Infância Missionária completa 170 anos de fundação




       Neste domingo, dia 19, Festa de Pentecostes, a Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) completou 170 anos de fundação. A Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi criada há quase dois séculos e possui hoje cerca de três mil projetos envolvendo crianças e adolescentes em 130 países. Fundada pelo Bispo francês Dom Carlos Forbin-Janson em 19 de maio de 1843 na cidade de Nancy, França, a IAM nasceu do olhar sensível do Bispo para com as crianças chinesas da época, que viviam em situação de miséria e sofrimento.
       Dom Carlos propôs à Paulina Jaricot, responsável pelo início da Obra da Propagação da Fé, a ideia de incentivar as crianças da França a ajudarem outras crianças, recitando uma Ave-Maria por dia e doando um dinheiro por mês, para auxiliar crianças necessitadas. Era a primeira vez na história que a Igreja confiava às crianças um papel missionário específico. Embora tenha nascido para socorrer as crianças chinesas, a iniciativa logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro. Ao morrer, em 11 de julho de 1844, Dom Carlos viu sua iniciativa estabelecida em 65 dioceses.
       A IAM chegou ao Brasil pela primeira vez em 1848. Após mais de um século adormecida, começou a ser resgatada em 1955, porém, sem grande repercussão no meio católico. O retorno de suas atividades concretizou-se nos anos 1990, quando a Obra celebrou os 160 anos de fundação no mundo. Atualmente, no Brasil, existem cerca de 30 mil grupos envolvendo mais de 600 mil crianças e adolescentes.
       Para celebrar seus 170 anos, a Obra realizará no dia 26 de maio, último domingo do mês, uma Jornada Nacional em todas as dioceses com grupos de IAM. A Jornada abre o Ano da IAM no Brasil que se estenderá até maio de 2014, quando se realizará o 1º Congresso Continental para assessores da IAM em Aparecida (SP).


Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=289272

Nenhum comentário:

Postar um comentário