Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Bote Fé Niterói (RJ): 70 mil pessoas

70 mil pessoas comemoram o maior Bote Fé do Estado do Rio de Janeiro, na Praia de Icaraí





       No Domingo da Solenidade de Pentecostes, mais de 70 mil jovens reuniram-se na Praia de Icaraí, para receberem os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Em um momento histórico, a Arquidiocese de Niterói (RJ) acolheu o Ícone de Nossa Senhora e a Cruz Peregrina, no maior e último Bote Fé de âmbito regional do país antes da JMJ Rio2013.
       Em uma linda tarde de sol, os jovens fluminenses curtiram os shows da banda Frutos de Medjugorje e Missionário Shalom, enquanto aguardavam a chegada dos símbolos deixados pelo beato João Paulo II, patrono da JMJ Rio2013. Enquanto isso, o ícone e a cruz dirigiam-se, em carro fechado, após se despedirem da Diocese de Campos dos Goytacazes e da Administração Apostólica de São João Maria Vianney.
       Em seguida, os Símbolos da JMJ partiram da Ilha de Mocanguê, localizada no interior da baía de Guanabara, e seguiram a bordo de um navio da Marinha do Brasil, passando pelo Caminho Niemeyer — um conjunto de equipamentos culturais do município de Niterói de grande valor arquitetônico, de Oscar Niemeyer. Ao chegarem na Praia de Icaraí, jovens representes das 10 dioceses do Regional Leste 1 receberam a cruz e o ícone e seguiram até o altar para participarem da Santa Eucarístia. O presidente do Regional Leste 1 e do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, prestigiou o evento.
       - É muito bonito de ver a manifestação de amor à Igreja, nesta recepção dos Símbolos da JMJ de todo esse povo de Deus. Este é o momento especial que todos vocês têm: um encontro com o Senhor, um encontro com Cristo. Que todos voltem para casa com o coração mais afervorado e reanimado e levem a todos os demais irmãos. É por causa de Cristo que estamos aqui. É por causa Dele que acontece a Jornada Mundial da Juventude, disse Dom Orani.
       A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, e concelebrada por bispos, vigários episcopais e padres das dez dioceses do Regional Leste 1.
       - O meu coração de bispo está feliz em poder acolher tantos irmãos e irmãs em nossa Arquidiocese, neste evento Bote Fé. É o último Bote Fé regional, que acontece em âmbito estadual, antes da realização da Jornada Mundial da Juventude. Acolhemos com fé a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos entregues aos jovens pelo Beato João Paulo II. E por feliz coincidência da Divina Providência, celebramos hoje, na Igreja, a Solenidade de Pentecostes, alegrou-se Dom José Francisco.
        À luz do Evangelho, Dom José exortou aos fieis: - Com a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e Nossa Senhora, a Igreja anuncia corajosamente o mistério da morte e ressurreição de Jesus. E quase ao final, no discurso de despedida, Jesus nos diz: Tenho ainda muitas coisas para dizer-vos, mas não são capazes de compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, ele Vos conduzirá à verdade plena, destacou. Após a Celebração Eucarística, a animação ficou por conta do cantor católico Tony Alisson, que possibilitou os presentes momentos de louvor e oração.
       O diretor do Setor Pré-Jornada do COL da JMJ Rio2013 e referencial de juventude no Regional Leste 1 da CNBB, padre Jefferson Merighetti, destacou que os jovens do estado do Rio de Janeiro e de todo o Brasil vivem um momento histórico de conversão e evangelização.
       - Eu tenho acompanhado esses 19 meses de peregrinação dos Símbolos da JMJ. Desde quando chegaram em São Paulo, em setembro de 2011, eles não só vêm preparando os jovens para a JMJ como também têm possibilitado ter um encontro especial com Jesus Cristo. É uma alegria muito grande ver esses Símbolos aqui no estado do Rio de Janeiro. Eles que chegaram por Itatiaia, na Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, e agora, neste Bote Fé Regional, fortalecem, ainda mais, a juventude da nossa Igreja Particular, destacou Padre Jefferson.
       Para finalizar o Bote Fé Niterói e a Festa de Pentecostes, jovens e adultos puderam, com a presença do Santíssimo Sacramento, viver um momento de adoração e unção, ainda na praia de Icaraí. Em seguida, o Santíssimo Sacramento, acompanhado dos Símbolos da JMJ e de milhares de jovens e adultos, seguiram em procissão até o Santuário das Almas, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, onde permaneceram em vigília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário