Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

JMJ Rio2013: Beato Adílio Daronch, intercessor

Conheça a história do intercessor da JMJ Adílio Daronch





       Comemoramos hoje a festa do beato gaúcho, Adílio Daronch, intercessor da JMJ Rio2013. E para marcar essa data, lembramos um pouco da história desse jovem amigo de Cristo. Adílio nasceu e viveu no Rio Grande do Sul no início do século XX. Era coroinha e amava auxiliar o padre Manuel Gómez nas Missas. Faleceu com apenas 16 anos, em odor de santidade, ao acompanhar o sacerdote em uma visita pastoral a um grupo de colonos teutónicos que viviam na floresta de Três Passos, Rio Grande do Sul.
       Na época, a região passava por um conflito entre Chimangos, liderados pelo republicano Borges de Medeiros, e Maragatos , liderados por Assis Brasil. E foi um grupo de revolucionários que assassinaram o jovem Adílio e o padre Manuel no dia 21 de maio de 1924. Desde criança, Adílio mostrava predileção pelas coisas da Igreja. Ele era alegre, gostava de futebol e, apesar do temperamento reservado, tinha perfil de liderança. Levava muito a sério sua missão de coroinha. Em 2007, os mártires Adílio e padre Manuel foram beatificados pelo Papa Bento XVI.
       Durante a homilia da Santa Missa de beatificação, o cardeal José Saraiva disse: “Vimos um pastor e uma criança estimar a própria vida, exclusivamente por relação a Deus e à salvação eterna dos irmãos; vimo-los considerar um ganho a sua perda para ganhar o Reino de Deus; vimos este Reino começado aqui na terra, onde Deus visita os aflitos, consola os atribulados e volta a oferecer-se pelos pecadores; ouvimos anunciar a Palavra de Deus no coração da floresta, com fidelidade e insistência”.
       E completou, “Hoje, se o Filho do homem voltasse, segundo a sua promessa, encontraria ainda acesa a chama da fé sobre a terra: encontrá-la-ia viva e resplandecente sobre esta Igreja do Brasil, encontrá-la-ia alimentada no sangue dos seus Mártires, encontrá-la-ia segura e ardente no testemunho dos Beatos Manuel Gómez e Adílio Daronch”.
       A JMJ Rio2013 chama o beato Adílio Daronch como amigo de Cristo. “Que a exemplo de vossas virtudes, sejamos recebidos entre os amigos de Cristo, nesta vida e na que há vir! Amém.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário