Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

JMJ Rio2013: Coleta Nacional

Coleta da Solenidade da Santíssima Trindade será pela JMJ Rio2013





       No próximo final de semana, dias 25 e 26 de maio, quando será celebrada a Solenidade da Santíssima Trindade, acontecerá a Coleta Nacional em prol da JMJ Rio2013. Em todas as missas e celebrações das paróquias de todo o Brasil, a coleta será pela Jornada Mundial da Juventude.
       Segundo o Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, Dom Orani João Tempesta, por meio da coleta, os fiéis ajudarão no futuro dos jovens do mundo inteiro. “A Jornada Mundial da Juventude deixará importantes legados para a juventude. Legados sociais e também de evangelização e conversão. Mas, como todo grande evento de cunho internacional, a Jornada terá muitos custos e precisará de investimentos. A coleta em prol da JMJ vem com esse intuito de auxiliar nessas despesas. Por meio dela, você ajudará a construir o amanhã do mundo”, destacou.
       A proposta da campanha foi aprovada na 51ª Assembléia Geral da Conferência Episcopal, em Aparecida (SP). A coleta irá custear despesas com a peregrinação dos Símbolos da JMJ (a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora), a Semana Missionária e os dias em que ocorrerão a Jornada no Rio de Janeiro.
       Os bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiram que o valor arrecadado será assim distribuído: 45% para o Instituto Jornada Mundial da Juventude; 30% para as próprias dioceses ou prelazias; 10% para o Encontro Internacional dos Jovens Universitários, que acontecerá em Belo Horizonte (MG); 10% para a CNBB, para cobrir os gastos dos últimos 19 meses com a peregrinação da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora; e 5% para o Encontro Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), na Diocese de Crato (CE).
       O diretor executivo do Setor Pré-Jornada, padre Jefferson Merighetti, lembra que o objetivo desta coleta é unir forças de todos os fiéis pela Jornada. “Como católicos, temos a alegria e honra de nos tornarmos, junto com o Comitê Organizador Local, co-responsáveis pelo sucesso deste evento que distribuirá tantas graças às pessoas, de maneira especial aos jovens”, frisou.
       Em carta, o presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno, destacou o compromisso de todos os católicos com a JMJ, a quem “o Papa Emérito Bento XVI, na missa de encerramento da JMJ de Madri, confiou o cuidado da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, para serem levados pelos jovens às igrejas particulares como um grande convite à conversão”. “São muito edificantes os testemunhos advindos de todos os lugares que acolheram essa peregrinação”, afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário