Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Relatório financeiro do Vaticano

AIF apresenta relatório com informações financeiras do Vaticano

Bandeira do Vaticano


       Foi apresentado nesta quarta-feira, dia 22, na Sala de Imprensa Vaticana, o primeiro relatório anual da AIF, Autoridade de Informação Financeira, fundada por Bento XVI em 2010 e presidida pelo Cardeal Attilio Nicora. O Relatório, concernente a 2012, foi apresentado pelo diretor da AIF, Dr. René Brülhart.
       O diretor da Autoridade de Informação Financeira vaticana destacou que a missão deste novo organismo é intensificar o esforço de transparência financeira, a prevenção e o contraste de reciclagem. Esta instituição, afirmou, é, antes de tudo, “um ato de coerência com a sua missão, em âmbito moral, para que a economia e a finança não sejam simples fins, mas meios a serviço da pessoa”.
       Dr. René afirmou, segundo o relatório anual, que o Vaticano torna-se, cada vez mais, “um aliado crível no combate internacional contra a reciclagem”. A propósito, ele anunciou que, nos próximos meses, serão tomadas providências para aumentar os poderes de vigilância e inspeção do novo organismo vaticano.
       O relatório recorda que, nos últimos dois anos, houve uma maior integração do Estado do Vaticano no sistema jurídico internacional de combate à reciclagem e ao financiamento do terrorismo, que pode, inclusive, fazer inspeções e aplicar sanções administrativas.
       Enfim, o relatório do novo organismo vaticano, composto por sete pessoas, coloca em evidência a sua atividade de informação financeira: coleta de notificações de transações suspeitas; análises e aprofundamento das notificações e transmissão dos relatórios ao Promotor de Justiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário