Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

JMJ Rio2013: apoio dos países vizinhos

Comissão quer apoio dos países de fronteira com o Brasil para segurança




       A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013 deve trazer ao Rio de Janeiro mais de dois milhões de pessoas. Para evitar a imigração ilegal e riscos à segurança do Brasil, o Governo poderá solicitar o apoio das forças armadas dos países de fronteira. O tema foi discutido nesta terça-feira, 21, em reunião em Brasília. O encontro contou com a presença do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.
       O apoio será necessário, segundo o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. Ele disse que enviará um requerimento ao Ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira, 22. “Pediremos que o ministério promova cooperação com as forças de segurança dos países vizinhos que têm fronteira. São esperados 21 mil veículos e boa parte da Argentina. É fundamental atenção na fronteira”, disse.
       Segundo ele, Polícia Federal e exército montarão uma ação para dar apoio à fronteira pelo lado brasileiro. “Eu fiquei bem impressionado. Há um esforço nítido das forças de segurança para atuarem de maneira cooperada, integrada e planejada”, disse referindo-se a todo o esquema de segurança durante a Jornada. O comando das ações que não tiverem a presença do papa ficará a cargo da segurança pública do Rio de Janeiro.


Efetivo extra
       Os eventos da Jornada que tiverem a presença do Papa Francisco e da presidente Dilma Rousseff terão um efetivo extra de segurança. A expectativa é de que a operação de defesa seja conduzida pelo exército com a presença de 12 mil homens, de acordo com o deputado Otavio Leite.
       Segundo o deputado, além da operação conduzida pelo exército, as ações de segurança contarão com efetivo das policias militar, federal, além da civil do Rio de Janeiro. Otavio Leite disse que Ministério da Justiça, Secretaria de Segurança Pública do Rio e o arcebispo do estado, Dom Orani Tempesta também estiveram presentes ao encontro. Alguns deputados também foram convidados a participar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário