Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Semana Missionária: formação em Salgueiro (PE)

Diocese de Salgueiro (PE) realiza formação para a Semana Missionária




       A Diocese de Salgueiro, no Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), através do Setor Juventude e do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) realizou nos dias 17 a 19 de maio, um Encontro Diocesano de Formação para a Semana Missionária.
       A Semana Missionária é atividade oficial da Igreja Católica a ser realizada no período de 16 a 20 de julho, em preparação à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013). O encontro aconteceu na cidade de Ouricuri e teve por objetivo oferecer formação para os  jovens e os Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs) de todas as paróquias da diocese.
       O bispo diocesano, dom Magnus Henrique Lopes, fez a abertura oficial do encontro, na noite do dia 17 de maio. Na oportunidade, provocou os jovens a serem protagonistas da evangelização de outros jovens, mesmo quando encontrarem dificuldades e falta de motivação. Durante o seu discurso apresentou exemplos de atividades desenvolvidas por jovens e do envolvimento dos mesmos em várias paróquias da diocese.
       No dia 18 de maio, o assessor nacional da juventude missionária, vinculado às Pontifícias Obras Missionárias (POM), com sede em Brasília (DF), padre Marcelo Gualberto, trabalhou a formação sobre a Semana Missionária. Foram abordados temas ligados à Missão Ad Gentes, Juventude Missionária e Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013). A noite aconteceu a Vigília de Pentecostes na Igreja Matriz São Sebastião.
       O dia 19 de maio foi dedicado ao planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelas paróquias na articulação, animação e realização da Semana Missionária e foi facilitado pelo assessor diocesano do Setor Juventude, Zezinho.
       No final do encontro, padre Cícero Claudvan Leal, referencial para a juventude na Diocese, entregou o YouCat (Catecismo Jovem) a cada um dos participantes para ser estudado nos grupos, pastorais, movimentos e comunidades de todas as paróquias. Após este encontro, os participantes de cada paróquia, têm a responsabilidade de promover as mais diversas atividades visando otimizar e realizar a Semana Missionária com missionários da própria paróquia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário