Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Unidade entre os cristãos

Padre fala sobre dificuldades e conquistas na busca pela unidade


Padre Marcial Maçaneiro
Doutor em Teologia
Professor da Faculdade Dehoniana e da PUC-SP

       No Canção Nova em Foco desta semana, o jornalista Padre Roger Araújo, conversa com uma das maiores autoridades sobre o diálogo ecumênico e inter-religioso no Brasil, Padre Marcial Maçaneiro, Doutor em teologia, professor da Faculdade Dehoniana e da PUC em SP.       Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é o assunto central da entrevista. Padre Marcial, que há 20 anos trabalha com esse tema, fala sobre as dificuldades e experiências positivas que tem presenciado pelo Brasil, em relação a unidade. 

Acesse
.: Entrevista na íntegra 

       O padre explica que a inspiração desta semana está na Bíblia, precisamente na oração que Jesus faz ao Pai no Evangelho de João 17, 21-23, quando pede para que todos sejam um. O sacerdote é enfático ao afirmar que a divisão entre os cristãos atrasa a evangelização e diz que é triste constatar que acabamos nos acostumando a viver divididos. “É um pecado que machuca a credibilidade do evangelho no mundo.”
       O trabalho ecumênico, segundo o padre, não pode ser feito de improviso, mas sim, baseado em estudo, conhecimento e diálogo. “Líder que é líder na Igreja católica tem que ter formação adequada, visão crítica e saber o método do diálogo, senão, a gente vai patinar eternamente e amanhã vamos estar como na Europa. Um dos motivos da Europa ter descristianizado não é só o relativismo, ateísmo. Porque relativismo e ateísmo na Europa? Porque foi onde a Igreja mais se dividiu, e a sociedade europeia tem um trauma com a divisão da Igreja.”
       O padre responde ainda uma pergunta comum diante desse tema: Como vou me unir ao pastor tal que tantas vezes já atacou a Igreja, já falou mal de Nossa Senhora, como fica a relação neste ponto? “Se é com este pastor, então recorta né; é esse pastor, é essa atitude em relação a este assunto. O nosso problema é generalizar.” Ouça a íntegra desta resposta e da entrevista. 
       Padre Marcial ainda fala sobre como pode-se liturgicamente celebrar esta semana e de quem deve partir a iniciativa para que o diálogo ecumênico avance cada vez mais.


Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=289258

Nenhum comentário:

Postar um comentário