Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Papa Francisco: fogo do Espírito Santo

"Quem evangeliza deve pedir o fogo do Espírito Santo", diz Papa Francisco


Milhares de fiéis acompanhou a Catequese desta quarta-feira, dia 22, na Praça de São Pedro

       Na catequese desta quarta-feira, dia 22, o Papa Francisco ressaltou a participação do Espírito Santo na vida missionária da Igreja Católica. Segundo ele, quem evangeliza deve pedir o fogo do Espírito, visto ser Ele o motor que move o homem e a Igreja.
       “Para evangelizar, então, é necessário se abrir ao horizonte do Espírito de Deus, sem medo do que ele vai nos pedir ou onde nos levará. Confiemo-nos a Ele! Ele nos fará capazes de viver e testemunhar a nossa fé e iluminará o coração daqueles com quem nos encontrarmos.”
       Evangelizar é a missão da Igreja e não apenas de alguns, disse o Papa, segundo o qual, a ação do Espírito Santo nesta evangelização produz três efeitos: a unidade, a coragem para anunciar a novidade do Evangelho e uma nova evangelização.
       “A linguagem do Espírito, a linguagem do Evangelho é a linguagem da comunhão, que convida a superar bloqueios e indiferenças, divisões e conflitos”, explicou o Pontífice detalhando o primeiro elemento, a unidade.
       Sobre o segundo efeito, a coragem para anunciar a novidade do Evangelho, Francisco afirmou ser este fruto de Pentecostes que a Igreja ainda vive nos tempos atuais. Para o Papa, o “fogo de Pentecostes” fazer surgir novas iniciativas de missão, novas maneiras de proclamar a mensagem da salvação. “Não nos fechemos nunca a esta ação!”, pediu Francisco.
       “Testemunhemos a novidade, a esperança, a alegria que o Senhor traz para a vida. Sintamos em nós ‘a doce e reconfortante alegria de evangelizar’, disse o Vigário de Cristo, citando Paulo VI. E completou: “Porque evangelizar, proclamar Jesus, nos traz alegria, enquanto o egoísmo nos traz amargura”.
       Por fim, o Papa Francisco explicou que o terceiro elemento, a nova evangelização, deve ser pautada na oração. Segundo o Santo Padre, a Igreja deve sempre começar sua missão pela oração, pedindo, como os Apóstolos, o fogo do Espírito Santo. “Sem oração nossas ações tornam-se vazias e nosso anúncio não tem alma, não é animado pelo Espírito”, disse.
       “Renovemos a cada dia a confiança na ação do Espírito Santo, confiança de que Ele age em nós, Ele está dentro de nós, que nos dá o fervor apostólico, a paz, a alegria”, concluiu Francisco. Ao saudar os fiéis vindos de vários países, em inglês o Papa convidou todos a rezarem com ele pelas vítimas, especialmente as crianças, do desastre em Oklahoma, nos Estados Unidos. “O Senhor console a todos, em especial os pais que perderam tragicamente um filho.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário