Papa envia mensagem aos muçulmanos no fim do Ramadã
![]()  | 
| Escrevendo aos muçulmanos de todo o mundo, Francisco  destaca importância do respeito mútuo entre as religiões  | 
       O Papa Francisco enviou uma mensagem aos muçulmanos de todo o mundo por ocasião do fim do Ramadã, mês sagrado para o islamismo. A mensagem foi publicada pelo Vaticano nesta sexta-feira, dia 2, e traz como tema “a promoção do respeito mútuo através da educação”.
       “Neste ano, primeiro do meu pontificado, decidi assinar eu mesmo esta tradicional mensagem e de enviá-la a vocês, queridos amigos, como expressão de estima e amizade por todos os muçulmanos, especialmente aqueles que são chefes religiosos”, diz Francisco logo no início da mensagem, que tradicionalmente é enviada pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.
       Sobre o tema da mensagem, Francisco recordou que ele diz respeito a todos que lerão  seu conteúdo, sejam eles muçulmanos ou cristãos. Ele destaca a importância da educação no modo como uns compreendem os outros, na base do mútuo respeito. “ ‘Respeito’ significa uma atitude de gentileza para com as pessoas pelas quais alimentamos consideração e estima. ‘Mútuo’ significa que este não é um processo em sentido único, mas algo que se compartilha por ambas as partes”, escreve o Santo Padre.
       Francisco destaca ainda que todos são chamados a pensar, falar e escrever sobre o outro de modo respeitoso, não somente na sua presença, mas sempre e de forma a evitar críticas injustas ou difamação. “Para atingir este objetivo, têm um papel a desenvolver as famílias, as escolas, o ensino religioso e todo tipo de meio de comunicação social”.
       O Papa também abordou a questão do mútuo respeito nas relações inter-religiosas, especialmente entre cristãos e muçulmanos. “Somos chamados a respeitar a religião do outro, os seus ensinamentos, símbolos e valores. (…) Todos sabemos que o mútuo respeito é fundamental em toda relação humana, especialmente entre pessoas que professam uma crença religiosa. É assim que pode crescer uma amizade sincera e duradoura”.
Fonte: Canção Nova Notícias - Papa Francisco

Nenhum comentário:
Postar um comentário